Palestra abraça campanha de Saúde Mental Materna e promove momento especial para mães de estudantes
Publicada em 01/06/2025 às 13:00As mães dos estudantes da Emeb Professora Cesarina Fortarel Gonçalves Dias tiveram um momento especial de autocuidado na última sexta-feira (30). Como parte da programação do “Maio Furta-Cor”, elas puderam assistir a uma palestra sobre a importância da campanha, que tem como foco a promoção da Saúde Mental Materna. A Emeb fica no bairro do Jundiainópolis e conta com cerca de 300 estudantes do Ensino Fundamental 1 (de 1º ao 5º ano).
Em dois encontros na biblioteca da escola, promovidos para as mães das turmas dos períodos matutino e vespertino, as palestrantes Ana Flávia Bolognese, Geane Barbosa e Maju Dadauto trataram da importância do autocuidado e abordaram temas diversos, como a julgamentos e comparações, culpa materna, conexão e amor, a importância da nutrição e de hábitos saudáveis, além de discorrer sobre práticas e metodologias para promoção de autocuidado físico, mental, social, emocional e espiritual.

A educadora física e terapeuta Flora Teixeira é mãe do estudante Pedro, de nove anos. Ela decidiu participar da palestra, mas acompanhada do marido, Rodolfo, que é educador físico da rede municipal. “Eu já conhecia a proposta da campanha e quis participar, pois este é um tipo de engajamento importante. Para que a mãe possa ter este momento de autocuidado, é importante que o pai também esteja convencido da importância. Por isso, fiz questão de que meu marido também participasse e ouvisse mais sobre o tema a partir de outras pessoas. Afinal, isso influencia muito a família toda”, comentou a moradora do Jardim Paulista.
A gestora da Educação, Priscila Costa, reforçou a importância da campanha. “Iniciativas como o ‘Maio Furta-Cor’ somam-se ao programa ‘Escola da Gente’ pensando no cuidado de quem cuida das nossas crianças. A convivência familiar harmoniosa é uma condição fundamental para que nossos estudantes possam ter suas aprendizagens em seu potencial mais alto, por isso a importância que estas mães façam uma pausa em suas rotinas para cuidarem de si com qualidade.”

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
31/05/2025
Complexo Argos recebe segunda edição do ‘Happy Argos’ com cultura, gastronomia e saúde
-
30/05/2025
Semana do Brincar segue com diversão e aprendizagens na rede municipal de ensino
-
30/05/2025
‘Happy Argos’ chega à sua 2ª edição, celebrando o tema ‘Tradições da Gente’
-
24/05/2025
Jundiaí dá início à Semana Mundial do Brincar com atividades do programa ‘Escola da Gente’
Baixe as fotos desta notícia na resolução original