VISAM realiza ação para avaliação de risco de arboviroses
Publicada em 30/06/2025 às 17:10Equipes da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), vinculada à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), realizam nova apuração do Índice de Breteau (IB), levantamento que quantifica o nível de infestação do Aedes aegypti por meio de larvas coletadas em recipientes. Cerca de 1,2 mil residências de todas as regiões da cidade serão visitadas.
Nos quintais, são verificados objetos como vasos de plantas, calhas, brinquedos, entre outros que podem acumular água. A gerente da VISAM, biomédica Ana Lúcia de Castro Silva, explica que a partir desta amostragem, a segunda do ano, o órgão consegue identificar os riscos de o Município ter casos e surtos de dengue e das arboviroses chikungunya e zika.
“O resultado permite com que façamos o mapeamento das áreas com maior probabilidade de casos e iniciemos o planejamento de ações dentro do nosso programa de prevenção, antevendo o segundo semestre de 2025. Além disso, aproveitamos e reforçamos, junto a população, a necessidade da eliminação dos criadouros e do descarte correto de lixo e de inservíveis para evitarmos as arboviroses em Jundiaí”, ressaltou.

Depois de receber a visita e ouvir as orientações nesta segunda-feira (30), a moradora do Jardim Novo Horizonte Maria Aparecida Marques comentou sobre a importância da ação. “Esse trabalho é necessário para a nossa saúde. Sempre atendo a equipe e deixo olharem tudo. Não tive dengue e não quero ter de jeito nenhum”, enfatizou.


As equipes da VISAM estão com identificação e acompanhadas por veículos oficiais. Qualquer dúvida pode ser sanada nos telefones (11) 4589-6340 e (11) 4589-6350.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
12/07/2025
Professores ingressantes da rede passam por formações e atividades pedagógicas durante as férias
-
04/07/2025
Sábado tem vacinação contra gripe na Praça da Matriz
-
04/07/2025
Jundiaí firma parceria com A.C. Camargo para ações voltadas ao tratamento do câncer
-
04/07/2025
Vacinação contra a gripe supera cobertura de 2024, mas Prefeitura segue focada em atingir a meta do Ministério da Saúde
Baixe as fotos desta notícia na resolução original