Nova composição do conselho fortalece atuação do Observatório Social de Jundiaí

Publicada em 04/07/2025 às 10:45

A terceira reunião do Forcis (Fórum Regional de Comércio, Indústria e Serviços de Jundiaí e Região) com o Executivo, realizada nesta quarta-feira (2), no auditório do Paço Municipal, marcou a apresentação da recém-formada diretoria e Conselho Consultivo do Observatório Social de Jundiaí. A iniciativa reforça o compromisso do município e da sociedade civil com a transparência, a eficiência e a qualidade na gestão dos recursos públicos.

Membro do Executivo e da sociedade civil participaram da reunião de apresentação do novo conselho do Observatório Social

O Observatório Social é uma organização apartidária e sem fins lucrativos, composta por empresários, profissionais liberais, professores, estudantes, aposentados e outros cidadãos voluntários. Com atuação técnica e independente, o grupo tem como objetivo principal acompanhar e contribuir para a boa aplicação dos recursos públicos, por meio do monitoramento de licitações, contratos e serviços.

“Essa disposição da Prefeitura para uma iniciativa da sociedade civil, por meio do nosso tradicional Forcis, é muito relevante. A retomada do Observatório Social e a formação de um novo Conselho é uma boa notícia para todos que desejam ver os recursos públicos bem aplicados e sem desperdício”, destacou o vice-prefeito Ricardo Benassi, reforçando que o papel da sociedade é fundamental no chamado controle social.

O vice-prefeito Ricardo Benassi e o presidente do Conselho do Observatório Social, Gustavo Ungaro

O presidente do recém-formado Conselho do Observatório Social, Gustavo Ungaro, agradeceu a abertura do Executivo e explicou o foco do trabalho: “Queremos colaborar nas situações mais relevantes, especialmente nas que envolvem grande volume de recursos e impactam diretamente a vida das pessoas. É importante mobilizar pessoas experientes para analisar editais e contribuir tecnicamente”.

Representando o CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Maurício Rappa reforçou a importância do foco estratégico do Observatório: “Transporte público, coleta e destinação de resíduos são áreas essenciais para o acompanhamento. Com esse direcionamento, o Observatório poderá iniciar seus trabalhos de forma efetiva e com impacto direto na cidade”.

O presidente da OAB Jundiaí, Daniel Orsini Martinelli, colocou a entidade à disposição para contribuir tecnicamente com as comissões temáticas da Ordem e sugeriu uma apresentação do Observatório também à Câmara Municipal: “É fundamental que Executivo, Legislativo e sociedade civil caminhem juntos nessa construção”.

“Esse trabalho voluntário motiva também quem está dentro da Prefeitura, porque mostra que há um interesse coletivo pelo bom uso do dinheiro público”, ressaltou Edney Duarte Jr., gestor de Negócios Jurídicos e interino da Casa Civil.

Maurício Rappa, representante do CIESP
Daniel Orsini Martinelli, presidente da OAB Jundiaí

Com o apoio de entidades como Proempi, IAB, OAB, CDL, ACE, CONT, CIESP, SESCON-SP, entre outras, o Observatório Social promete ser mais uma ferramenta de diálogo e colaboração para fortalecer as políticas públicas e garantir o desenvolvimento sustentável de Jundiaí.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2025/07/04/nova-composicao-do-conselho-fortalece-atuacao-do-observatorio-social-de-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original