Encontro do Clube de Mães Atípicas emociona e fortalece laços no Parque da Cidade
Publicada em 07/07/2025 às 16:38O último sábado (5) foi marcado por emoção, afeto e conexão no 3º Encontro do Clube de Mães Atípicas, promovido pelo Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí (Funss), em parceria com o Velas do Japi e a DAE Jundiaí. O evento, realizado no Centro Náutico do Parque da Cidade, reuniu famílias em uma manhã especial de atividades inclusivas e vivências transformadoras.

Com uma proposta ampliada em relação às edições anteriores, o encontro abraçou mães, pais, avós, filhos e cuidadores em oficinas de Yoga, Dança Circular, Capoeira Inclusiva, Musicoterapia, Pintura Livre, Funcional, além de orientações parentais e jurídicas. Um grande piquenique coletivo, com lanches levados pelas próprias famílias, completou o clima de acolhimento e convivência à beira da represa.
Um dos momentos mais simbólicos foi a vivência com caiaques duplos e individuais, conduzida pela equipe do Velas do Japi, que proporcionou experiências de superação e contato com a natureza.
“Cada encontro do Clube reafirma o nosso compromisso com o cuidado e o acolhimento das famílias que vivenciam a maternidade atípica. É um espaço de escuta, troca e fortalecimento dos vínculos, onde cada história é respeitada e acolhida com amor”, destacou Ellen Camila Martinelli, presidente do Fundo Social.
“O Clube de Mães Atípicas é uma iniciativa que simboliza o tipo de cidade que acreditamos e queremos construir: uma Jundiaí mais humana, acolhedora e que valoriza cada família. O evento de sábado reforça nosso compromisso com o cuidado e o respeito a todas as formas de maternidade. Ver tantas histórias sendo acolhidas com afeto e empatia mostra que estamos no caminho certo”, afirmou o prefeito Gustavo Martinelli.
Carolina Gil Frutos, presidente do Velas do Japi, compartilhou a emoção do momento. “A Associação agradece com o coração cheio! Foi uma grande alegria receber o Clube de Mães Atípicas em um encontro tão especial. A energia trocada foi sensacional e ficará para sempre em nossa memória. Seguimos remando juntos por mais encontros como este: inclusivos, humanos e cheios de afeto e presença!”, declarou.
A DAE Jundiaí, que também apoiou a ação, reforçou a importância da iniciativa. “”O 3º Encontro do Clube de Mães Atípicas no Parque da Cidade reforça nosso compromisso em promover espaços cada vez mais inclusivos e acessíveis para todas as crianças e suas famílias. As mães atípicas merecem acolhimento, respeito e apoio – especialmente de nós, da DAE Jundiaí. Já temos um projeto em andamento e assumimos o compromisso de entregar, no próximo ano, um Jardim Sensorial no Mundo das Crianças, pensado com carinho e cuidado para garantir mais inclusão e bem-estar para todos que frequentam os nossos parques.”
O Clube de Mães Atípicas, idealizado pelo Fundo Social de Solidariedade, já acolheu mais de 500 mães desde o início do ano, com encontros mensais, rodas de conversa e ações que têm como objetivo apoiar emocionalmente, socialmente e juridicamente as famílias atípicas de Jundiaí.






Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ
-
07/07/2025
Fundo Social abre vagas para 11 cursos em julho
-
04/07/2025
3º Encontro do Clube de Mães Atípicas acontece neste sábado, no Parque da Cidade
-
01/07/2025
Fundo Social de Solidariedade e Centro Paula Souza abrem inscrições para curso de Corte e Costura em Jundiaí
-
28/06/2025
Processo seletivo de empresa em parceria com a Prefeitura gera oportunidade para mães atípicas
Baixe as fotos desta notícia na resolução original