Prefeitura realiza curso inédito de operação segura com motosserra e capacita força-tarefa de emergência em Jundiaí

Publicada em 09/07/2025 às 17:00

A Defesa Civil da Prefeitura de Jundiaí, através da Escola de Gestão Pública (EGP), promoveu um curso inédito de capacitação voltado à operação segura de motosserra em situações emergenciais.

A capacitação reuniu integrantes da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), Divisão Florestal da Guarda Municipal, Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) e funcionários da própria Defesa Civil. Os membros compõem a força-tarefa de resposta a ocorrências em períodos críticos como estiagem e chuvas intensas.

Curso de operação segura com motosserra

O objetivo do curso é garantir mais segurança e eficiência no uso do equipamento durante as ações emergenciais, como quedas de árvores, obstrução de ruas e avenidas, riscos a imóveis etc.

“Tecnicamente estamos falando de ações previstas nos períodos de execução dos planos de estiagem e de chuvas de verão. O uso da motosserra pela força-tarefa se dá em situações nas quais é possível intervir de forma segura e direta, com profissionais capacitados para realizar as avaliações e o uso adequado”, destacou o coordenador da Defesa Civil, coronel Gimenez.

Coronel Gimenez, coordenador da Defesa Civil de Jundiaí

Durante o curso os participantes receberam instruções teóricas sobre normas de segurança, regulamentações, manutenção e funcionamento do equipamento. Durante a aula prática foi possível operar a motosserra sob supervisão técnica e em ambiente controlado.

Para Rodrigo Gustavo Lopes, Guarda Municipal da Divisão Florestal, a capacitação é fundamental para reforçar a atuação em áreas de preservação. “Atuamos em regiões como as áreas de amortecimento da Serra do Japi, onde são frequentes as quedas de árvores que impactam tanto os moradores do entorno quanto os de bairros mais afastados. Com este curso poderemos prestar um atendimento ainda mais eficiente. A Divisão Florestal também atua na área da Reserva Biológica (REBIO), o que nos permite realizar manutenções após quedas de árvores e durante situações de combate aos incêndios. Além disso, em casos de queimadas realizamos cortes preventivos em árvores que estejam em chamas ou com alto risco de combustão”, completou.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2025/07/09/prefeitura-realiza-curso-inedito-de-operacao-segura-com-motosserra-e-capacita-forca-tarefa-de-emergencia-em-jundiai/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original