Prefeitura de Jundiaí entrega mais 69 matrículas de regularização fundiária e ultrapassa 650 documentos entregues em sete meses

Publicada em 17/07/2025 às 15:59

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da FUMAS (Fundação Municipal de Ação Social), realizou na noite desta quarta-feira (16), a entrega de 69 matrículas de regularização fundiária a famílias dos loteamentos Residencial Alzira (Caxambu), Jardim Olívia (Tijuco Preto), Loteamento Santa Rosa II (Roseira) e Residencial Tomazzetto Fernandes (Bairro Fernandes).

A ação representa mais um avanço no compromisso da atual gestão em promover moradia digna, segurança jurídica e cidadania plena para a população jundiaiense. Com esta entrega, o município ultrapassa a marca de 688 matrículas regularizadas nos últimos sete meses.

Durante a cerimônia, realizada com a presença de autoridades, representantes da FUMAS e famílias beneficiadas, o clima foi de emoção e conquista.

“Cada matrícula entregue representa o fim de uma longa luta, muitas delas de décadas. É o reconhecimento de histórias que começaram lá atrás, ainda nos anos 90, e que hoje se concretizam com a entrega do documento que garante segurança jurídica, dignidade e a realização de um sonho. Ter esse papel na mão significa pertencimento. Significa a certeza de que agora é possível construir com raízes firmes”, afirmou o prefeito Gustavo Martinelli.

O vice-prefeito e gestor da Unidade de Governo e Finanças, Ricardo Benassi, destacou os avanços legais que possibilitaram o processo de regularização. “Desde 2017, com a nova legislação federal de regularização fundiária, os cartórios passaram a ter base legal para individualizar as matrículas. Isso abriu caminho para que hoje cada família tenha seu documento, seu patrimônio, que pode ser deixado como herança, comercializado ou reformado com segurança. É um avanço que merece ser comemorado.”

À frente da superintendência da FUMAS, Jefferson Coimbra ressaltou o empenho da equipe. “Já são mais de 700 matrículas entregues em tempo recorde. Estamos mudando a história dessas famílias. A matrícula é como a certidão de nascimento do imóvel, e tê-la em mãos significa liberdade e tranquilidade. Estamos correndo incansavelmente para fazer acontecer e entregar dignidade.”

Para o diretor de Regularização Fundiária da FUMAS, Clovis Pinhata, o momento foi de reconhecimento mútuo. “Hoje estamos colhendo os frutos de um trabalho feito com muito carinho, paciência e técnica. Agradeço a confiança e o esforço de cada família que acreditou no processo e chegou até aqui. Vocês foram protagonistas dessa conquista.”

Entre os beneficiados, a emoção tomou conta do morador do Jardim Olívia, José Valdir Pereira de Lima, que recebeu a matrícula ao lado do pai, de 93 anos. “Foram 10 anos de luta, de reuniões, de idas e vindas, mas sempre com o apoio da equipe da Prefeitura e da FUMAS. Esse terreno está com a nossa família há mais de 20 anos, é uma herança dos meus avós. Ver meu pai aqui hoje, emocionado, segurando o documento que garante o que é nosso… não tem preço. É uma alegria que não cabe no peito.”

No Residencial Alzira, Maria José Mingoti recebeu o documento com o coração cheio de gratidão e memórias. “Essa terra veio dos pais da minha mãe, passou pelo meu avô, agora chega até mim e, um dia, será da minha filha. Foram muitos anos de espera, de ajustes na lei, de esperança. Meu pai acompanhou tudo isso de perto, e hoje vou voltar para casa e mostrar esse documento para ele. Talvez não tenha festa hoje, mas vai ter um almoço especial. Vai ter abraço, vai ter lágrima. É um pedaço da nossa história, finalmente reconhecido.”

Programa habitacional e avanços

Além da regularização fundiária, a Prefeitura de Jundiaí, por meio da FUMAS, vem promovendo diversas ações voltadas à habitação e à melhoria das condições de vida. Entre os projetos em andamento, destacam-se:

Programa Viver Melhor, que realiza reformas de moradias no Jardim Nova União e no Residencial Jundiaí, no Jardim Futuro Oeste, com previsão de expansão para outros bairros.

Construção de 200 novas moradias no Jardim São Camilo, em parceria com o Governo do Estado e a CDHU, garantindo a retomada de um projeto habitacional que havia sido perdido em gestões anteriores.

Lançamento de 132 casas no Jardim dos Cravos, região do Fazenda Grande, com início das obras previsto para os próximos dias.

Com essas iniciativas, a Prefeitura reforça seu compromisso com o direito à moradia e com o desenvolvimento urbano inclusivo e sustentável.

“Jundiaí se orgulha da sua gente, e nós nos orgulhamos de fazer parte dessa história. Seguimos trabalhando por uma cidade cada vez mais justa, acolhedora e digna para todos,” finalizou o prefeito, Gustavo Martinelli.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2025/07/17/prefeitura-de-jundiai-entrega-mais-69-matriculas-de-regularizacao-fundiaria-e-ultrapassa-650-documentos-entregues-em-sete-meses/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original