Prefeitura de Jundiaí adere ao programa SuperAção SP
Publicada em 07/08/2025 às 15:00O prefeito de Jundiaí, Gustavo Martinelli, acompanhado da primeira-dama, Ellen Camila Martinelli, esteve em agenda oficial no Palácio dos Bandeirantes, nesta quarta-feira (6), em São Paulo, durante evento do Governo do Estado voltado ao SuperAção SP, programa ao qual a Prefeitura de Jundiaí aderiu, com foco na superação da pobreza e no fortalecimento da inclusão produtiva nas regiões mais vulneráveis.

Para o prefeito Gustavo Martinelli, a participação de Jundiaí em programas com foco social é fundamental para garantir dignidade às famílias. “Precisamos construir políticas públicas bem estruturadas, com acompanhamento, escuta ativa e parceria entre municípios e Estado. Jundiaí está pronta para fazer a sua parte.”
A primeira-dama Ellen Camila Martinelli, presidente do Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí, também destacou a importância da união de esforços. “Trabalhar pelas pessoas em situação de vulnerabilidade é um compromisso com o futuro. Estar ao lado de outras primeiras-damas e lideranças engajadas nesse processo é um sinal de que estamos no caminho certo: o caminho do acolhimento, da oportunidade e da transformação.”
Em discurso, o governador Tarcísio de Freitas apresentou os pilares e as diretrizes do programa, que contará com um investimento inicial de R$ 110 milhões em cofinanciamento nesta primeira fase, abrangendo 49 municípios paulistas.
“Mais do que um programa, é uma ponte para a dignidade. Vai entrar nas casas, caminhar lado a lado com as famílias, entender a jornada e ajudar a romper o ciclo da pobreza”, afirmou Tarcísio de Freitas.
No encontro, Cristiane Freitas, primeira-dama e presidente do Fundo Social de São Paulo, destacou o papel estratégico das primeiras-damas municipais na mobilização social e no fortalecimento das redes de apoio às famílias em situação de vulnerabilidade: “Sabemos que por trás de cada número existe uma família que precisa de oportunidades, que quer viver com dignidade e esperança. E vocês, primeiras-damas, são fundamentais para que essa transformação aconteça.”
O encontro também promoveu o intercâmbio entre os municípios, com o compartilhamento de experiências e boas práticas para a estruturação das políticas sociais locais.
O SuperAção SP está organizado em duas trilhas de atendimento:
Trilha de Proteção Social: direcionada a famílias com barreiras severas à inclusão social;
Trilha de Superação da Pobreza: focada em famílias com perfil ativo para inserção no mercado de trabalho.
Ambas as trilhas preveem acompanhamento social por até dois anos, com diagnóstico individualizado, bonificações condicionadas ao cumprimento de metas e acesso facilitado a políticas públicas em áreas como saúde, educação, habitação e geração de renda. Os municípios também receberão suporte técnico, capacitações, ferramentas digitais e apoio à governança local para garantir a efetividade das ações.
A expectativa é que a primeira fase do programa seja implementada até 2026, beneficiando aproximadamente 105 mil famílias em todo o Estado de São Paulo.
Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
-
27/05/2025
Jundiaí inicia mobilização para reconhecimento como Cadeia Produtiva Local de tecnologia estratégica no Estado de São Paulo
-
06/02/2025
Prefeito de Jundiaí participa de encontro no Palácio dos Bandeirantes e busca soluções para o município
-
16/01/2025
Gustavo Martinelli e Ricardo Benassi apresentam planos de mobilidade urbana e infraestrutura ao Governador de SP
-
23/11/2023
DAE leva experiência de Jundiaí a encontro do UniversalizaSP, do Governo do Estado
Baixe as fotos desta notícia na resolução original