Espetáculo ‘A Fonte Mágica’ encerra programação do Festival Expressa da Cultura Popular em Jundiaí
Publicada em 21/08/2025 às 12:00O espetáculo “A Fonte Mágica” será atração de encerramento do Festival Expressa da Cultura Popular, que integra a programação “Patrimônio Vivo: Espaço, História e Natureza”, promovida pela Prefeitura de Jundiaí por meio da Unidade de Gestão de Cultura (UGC). As sessões gratuitas acontecem no próximo dia 31 de agosto, no Espaço Expressa, e são indicadas para todas as idades.

A peça será apresentada em dois momentos: às 11h, voltada principalmente ao público familiar e infantil, e às 20h, como espetáculo de destaque do encerramento do Festival. Ambas as sessões contarão com intérprete de Libras, garantindo acessibilidade.
Teatro, circo e música com foco na educação ambiental.
Com direção artística da Imã Circo e realização da Companhia da Cultura, a obra mistura teatro, circo, música e interatividade para abordar temas de educação ambiental, como o uso consciente da água e a importância do saneamento básico.
Enredo
A narrativa se desenvolve no Grand Circo ValsheBny e no espetáculo restaram apenas dois artistas: o palhaço Eureka e Niko, o Mago. Prestes a encerrar as atividades na lona, eles encontram nos bastidores Zizi, uma menina em busca do sonho de se tornar artista. Os três personagens procuram uma solução para salvar o circo e a falta de água no planeta, até que encontram um livro antigo, repleto de enigmas e magia, que revela um curioso mapa. Juntos, decidem partir em uma jornada cheia de novos conhecimentos, em busca de desvendar o mistério da Fonte Mágica.
Parcerias e impacto social
O projeto é patrocinado pela Companhia de Saneamento de Jundiaí (CSJ), conta com apoio da Prefeitura e é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).
Para o diretor-presidente da CSJ, Luiz Pannuti, o patrocínio reforça o compromisso da empresa com a formação cidadã. “A CSJ reconhece a importância da educação ambiental para a formação da cidadania. É um prazer apoiar um projeto que trata de temas tão relevantes de maneira lúdica e atrativa”, destacou.
O diretor do Departamento de Patrimônio Histórico de Jundiaí, Fernando Maranha, também ressaltou o valor cultural e educativo da peça. “A iniciativa contribui para o fortalecimento das expressões artísticas e para a valorização da cultura como ferramenta de formação cidadã”, afirmou.
Já Daniele Torres, diretora da Companhia da Cultura, lembra a importância do acesso gratuito. “Estar presente neste festival com um espetáculo aberto a todas as idades é democratizar a cultura e, ao mesmo tempo, trazer reflexões importantes sobre água e saneamento. Esse também é o papel das leis de incentivo: levar temas relevantes a diferentes públicos por meio da arte”, explicou.
Sessões nas escolas
Além das apresentações no Festival, “A Fonte Mágica” também será levada às escolas municipais e estaduais de Jundiaí. Serão 18 sessões gratuitas exclusivas para estudantes da rede pública, ampliando o alcance educativo do projeto.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
-
20/08/2025
Jundiaí recebe professores da Unicamp para palestra sobre patrimônio geológico e hidrológico
-
20/08/2025
Programa de oficinas no CEU das Artes do Vista Alegre e no bairro dos Fernandes prepara os grupos para festivais culturais de fim de ano
-
17/08/2025
Com foco no pertencimento, Mês do Patrimônio realiza palestra a vivência sobre programa de Hortas Urbanas
-
16/08/2025
9º Festeju entra na reta final, com mais quatro espetáculos gratuitos na Sala Glória Rocha
Baixe as fotos desta notícia na resolução original