Grupo de Homens promove saúde e bem-estar na Clínica da Família Ponte São João
Publicada em 29/08/2025 às 08:00O aposentado Hélio Bueno de Camargo já tem compromisso toda última segunda-feira do mês. Ele é um dos participantes do Grupo de Homens, desenvolvido pela equipe da Clínica da Família Ponte São João, com foco na prevenção de doenças e na promoção da saúde da população masculina.
A iniciativa começou em fevereiro, com oito participantes. Atualmente, são mais de 20. A cada encontro, alguns temas são enfatizados, contribuindo para ampliar os conhecimentos sobre fatores de risco à saúde e ações para o bem-estar. Entre os já abordados estão: colesterol, uso de medicamentos, papel da testosterona e da atividade física, gordura abdominal, hipertensão, diabete e doenças dos rins.

“As estatísticas mostram que os homens somente buscam os serviços de saúde quando estão com doenças agravadas e, também, não aderem muito aos tratamentos. Além disso, muito se fala da saúde dessa população apenas no mês de novembro, focando o câncer de próstata. Nossa ideia foi romper esse ciclo e acolhê-los a partir de um trabalho contínuo, que oferta o cuidado indo além da consulta médica”, detalha o agente comunitário de saúde (ACS), Hiversen André Baroni.
Juntamente com os conhecimentos e novos hábitos, como o autocuidado, outro benefício, segundo o ACS Geovane Oliveira da Silva, é que os participantes se tornam multiplicadores das informações.
“Eles começam a olhar para si, sendo promotores da própria saúde e também levam esse cuidado para as esposas, os filhos, para as pessoas que convivem junto deles. Desta forma, ainda ampliamos a educação em saúde e mais pessoas passam a adotar pequenos cuidados no dia a dia que fazem a diferença lá na ponta. Conseguimos evitar o agravamento de várias condições, melhorar a qualidade de vida e prevenir doenças, de maneira coletiva”, complementou.


Aprovação
Veterano do grupo, Camargo destaca o quanto essa iniciativa, voltada só para “eles”, é importante. “É muito bom, porque esclarece muitas dúvidas e nós ficamos mais à vontade, já que são só homens. A data do encontro sempre fica na minha agenda”.
Já o aposentado João Valini aponta outro ponto positivo da ação: a socialização. “Eu nunca participei de grupo assim e estou aproveitando bastante. A convivência com outros, poder fazer novas amizades é muito bom”, pontou.
Mais grupos
A Clínica da Família da Ponte, além desta ação, oferta grupo de caminhada, ginástica laboral, pilates solo, sobrepeso e obesidade, neurodivergência, respiração e meditação, arterapia, dança, resultado de exames, Lian Gong, entre outros. Para participar, basta o usuário do serviço procurar o equipamento para se informar.
Rede
Em Jundiaí, os demais serviços da Atenção Básica — Unidades Básicas de Saúde (UBSs) E Clínicas da Família — também contam atividades em grupo voltadas para a prevenção de doenças e promoção da saúde da população. As programações estão disponíveis nos serviços e o usuário deve procurar sua unidade de referência.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
-
28/08/2025
Prefeitura de Jundiaí realiza mutirão de saúde bucal para crianças
-
25/08/2025
CEREST participa da 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora
-
24/08/2025
PAIT alerta jovens sobre os perigos dos cigarros eletrônicos em ação educativa nas escolas
-
23/08/2025
Saúde lança programa para fortalecer rede de amamentação
Baixe as fotos desta notícia na resolução original