Mês do Patrimônio chega ao fim com atividades culturais neste fim de semana em Jundiaí
Publicada em 29/08/2025 às 10:00O Mês do Patrimônio 2025 chega ao fim neste final de semana, em Jundiaí, com uma programação especial que une música, teatro e manifestações tradicionais sob o tema “Patrimônio Vivo: espaço, história e natureza”. As atividades gratuitas incluem uma gincana pelo Centro Histórico, no sábado (30), e o Festival Expressa da Cultura Popular, no domingo (31), além das apresentações das baterias das escolas de samba da cidade no Espaço Expressa (Av. União dos Ferroviários, 1760).
As ações começam no sábado com a Gincana Urbana pelo Centro Histórico, das 9h às 12h, convidando moradores e visitantes a redescobrirem a cidade por meio de brincadeiras, desafios e memória coletiva.
À tarde, o ritmo das escolas de samba de Jundiaí toma conta do Espaço Expressa. A partir das 15h, se apresentam a bateria da União do Povo, seguida pela União da Vila (16h), Leões da Hortolândia (17h), Arco Íris (18h) e Império da Maringá (19h).
No domingo, o encerramento oficial acontece com o Festival Expressa da Cultura Popular. A programação abre às 11h com o espetáculo teatral “A Fonte Mágica”, encenado na Sala Santos-Jundiaí. Ao longo do dia, o público poderá acompanhar apresentações de grupos tradicionais: Banda São João Batista (12h30), Samba de Coco (14h), Cortejo do Boi Arerê (15h), Cirandeiras da Japy (16h), Refogado da Sandi (17h) e Maracatu (18h). Para fechar a agenda, às 19h, o espetáculo “A Fonte Mágica” volta a ser apresentado.
Segundo o diretor do Departamento de Patrimônio Histórico de Jundiaí da Secretaria Municipal de Cultura, Fernando Peche, os eventos do fim de semana representam um momento especial de valorização cultural. “Esses dois eventos de cultura popular marcam o encerramento do Mês do Patrimônio e representam manifestações do patrimônio imaterial, expressões genuínas da população brasileira. É uma oportunidade de conhecer parte dessa diversidade e, ao mesmo tempo, reconhecer como essas práticas também dialogam com a vida cultural da nossa cidade”, afirma.
Nos dois dias do evento, o público também poderá aproveitar o Festival da Coxinha e estandes de alimentação com diversas opções de comidas e bebidas, promovido pela Liga Jundiaiense das Escolas de Samba de Jundiaí (LIJUNES).
Com atividades que resgatam a memória e fortalecem a identidade cultural, o Mês do Patrimônio reforça o compromisso de Jundiaí em valorizar tanto o passado quanto as expressões vivas da sua população.
Confira a programação:

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
28/08/2025
CineSolar leva cinema sustentável e gratuito ao Morada das Vinhas
-
23/08/2025
Alunos da EMEB Maria Lucia Massarente Klinke recebem vivência musical
-
21/08/2025
Espetáculo ‘A Fonte Mágica’ encerra programação do Festival Expressa da Cultura Popular em Jundiaí
-
20/08/2025
Jundiaí recebe professores da Unicamp para palestra sobre patrimônio geológico e hidrológico
Baixe as fotos desta notícia na resolução original