Prefeitura promove oficina para discutir regulamentação da Estrada-Parque da Serra do Japi
Publicada em 01/09/2025 às 12:00O Centro de Referência em Educação Ambiental (CREAM), no bairro Santa Clara, recebeu a primeira oficina para discutir a regulamentação da Estrada-Parque da Serra do Japi. A atividade, conduzida pela secretária de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Marcela Moro, reuniu cerca de 20 participantes, entre moradores da região, ciclistas, técnicos da Prefeitura, da Fundação Serra do Japi e representantes da comunidade local.

O encontro faz parte do compromisso do governo municipal de regulamentar o conceito de estrada-parque, já previsto na Lei Complementar nº 417, de 2004, mas que até hoje não havia sido detalhado. A proposta, desenvolvida em parceria entre a Secretaria de Agronegócio, Abastecimento e Turismo e a Fundação Serra do Japi, busca criar um modelo participativo, construído em conjunto com a comunidade.
Durante a oficina, foram apresentadas dinâmicas de grupo para levantar percepções, dúvidas e sugestões sobre os aspectos positivos e negativos relacionados ao projeto. A metodologia, segundo a secretária Marcela Moro, é inspirada em processos de planejamento colaborativo já aplicados em iniciativas como as rotas turísticas de Jundiaí.
“A ideia é que esse documento seja construído de forma coletiva, a partir das contribuições de moradores, pesquisadores, ciclistas, técnicos e demais interessados na Serra do Japi. A estrada-parque precisa refletir tanto as necessidades de preservação ambiental quanto os interesses da comunidade local”, destacou Marcela.
O superintendente da Fundação Serra do Japi, Flávio Gramolelli Jr., explicou que a oficina é um passo fundamental para transformar em prática um conceito já existente na legislação municipal: “As estradas-parques estão previstas em lei, mas nunca houve a regulamentação. O objetivo é criar regramentos claros que conciliem conservação ambiental e turismo de contemplação, respeitando as especificidades da Serra do Japi.”

A primeira oficina deu início a um processo que será desenvolvido em diferentes etapas, com novos encontros previstos. O objetivo é consolidar um documento participativo, que trará definições, diretrizes e regras para a implantação e funcionamento da estrada-parque, respeitando o território e suas vocações.


Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
19/08/2025
Mutirão de castração e microchipagem chega ao bairro Santa Clara e região no fim de agosto
-
10/08/2025
Colóquio científico apresenta avanços em pesquisas sobre primatas da Serra do Japi
-
04/08/2025
Ecologia e conservação dos sauás da Serra do Japi serão tema de colóquio na Câmara nesta quarta (6)
-
31/07/2025
Jundiaí sedia ciclo de debates internacional sobre sustentabilidade e desenvolvimento econômico em áreas de conservação
Baixe as fotos desta notícia na resolução original