Setembro Amarelo alerta para a valorização da vida e a prevenção ao suicídio
Publicada em 02/09/2025 às 10:00O mês de setembro chegou e com ele a maior campanha anti-estigma do mundo: o Setembro Amarelo. A sociedade é chamada para discutir a importância da valorização da vida e da prevenção do suicídio. Em Jundiaí, ao longo do mês, ações serão realizadas para a abordagem do tema.
O suicídio, além de um problema de saúde pública, tem significativo impacto social. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, no mundo, mais de 700 mil pessoas tiram a própria vida por ano. Em Jundiaí, neste ano, foram registradas 12 ocorrências. Em 2024, 28 suicídios foram consumados. Considerando a média dos últimos cinco anos (2020–2024), o Município apresenta uma taxa de mortalidade de 6,08 por 100 mil habitantes, colocando a cidade numa condição similar a outras de mesmo porte.

“O cenário aponta que é fundamental falarmos sobre o fenômeno, que é complexo e multicausal, podendo afetar pessoas de diferentes origens, classes sociais, idades e orientação sexual. Apesar da complexidade de sua determinação, por meio de intervenções individuais e coletivas, podemos prevenir as ocorrências ao trazer luz ao tema, falar das necessidades e ações, construir de maneira intersetorial o cuidado”, enfatiza o coordenador de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, Alexandre Moreno Sandri.
Jundiaí, para qualificar a atenção à crise suicida, conta com um Plano Municipal de Prevenção à Automutilação e ao Suicídio, documento que contempla ações estruturadas em três eixos: vigilância e qualificação da informação, prevenção do suicídio e promoção da saúde e gestão, além de um Comitê Permanente de Acompanhamento e Monitoramento deste plano, composto por representantes de diversos segmentos do Poder Público e da sociedade civil.
“Ainda temos a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), a qual está estruturada para contemplar múltiplas complexidades e níveis de atenção, envolvendo ações desde a Atenção Básica, passando pelo cuidado em um dos quatro Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e chegando, quando necessário, à atenção hospitalar”, acrescenta Sandri.
Programação
Durante todo o mês de setembro, os serviços de saúde promoverão ações diversas envolvendo os usuários, com foco na promoção de cuidado e valorização à vida.
No dia 24, será realizada uma capacitação intersetorial com o tema “Prevenção ao Suicídio de Setembro a Setembro: construindo redes intersetoriais para o cuidado”, no auditório da Universidade Paulista (Unip), das 8h às 17h.
No dia 25, será promovido o Sarau Cultural de Valorização da Vida, organizado pela Comissão Da Luta Antimanicomial, a partir das 13h, no Espaço Expressa.
Ainda neste mês, será feita a publicação da 4ª edição do Boletim Epidemiológico: Suicídio e lesões autoprovocadas no Município de Jundiaí – Precisamos falar sobre isso.
Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
-
29/08/2025
No Dia Nacional de Combate ao Fumo, PAIT de Jundiaí celebra 18 anos
-
29/08/2025
Grupo de Homens promove saúde e bem-estar na Clínica da Família Ponte São João
-
28/08/2025
Prefeitura de Jundiaí realiza mutirão de saúde bucal para crianças
-
25/08/2025
CEREST participa da 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora
Baixe as fotos desta notícia na resolução original