Jundiaí recebe novo equipamento de radioterapia para o Hospital São Vicente
Publicada em 06/09/2025 às 08:00O prefeito Gustavo Martinelli participou da inauguração da versão mais avançada do equipamento Halcyon, acelerador linear para o tratamento de câncer fabricado pela Varian Medical Systems, do grupo Siemens Healthineers. A tecnologia, que otimiza e simplifica a radioterapia, será utilizada pelo Hospital São Vicente Paulo.

O evento, realizado no Centro de Treinamento da Varian em Jundiaí, reuniu líderes da saúde e especialistas em radioterapia do Brasil e da América do Sul. O Halcyon é um sistema avançado que, entre os benefícios, reduz o número de sessões de tratamento, podendo passar de 30 para somente nove, beneficiando pacientes e serviços de saúde.
“Essa tecnologia moderna é mais uma grande conquista para a saúde. Parabenizamos a visão e o investimento da Varian, que terão reflexos não somente nos pacientes, mas em cada família. Também estamos orgulhosos porque o São Vicente passará a contar com esse equipamento, o que qualifica ainda mais o atendimento oncológico na cidade, juntamente com a parceria firmada entre o Município e o A.C Camargo”, afirmou o prefeito.
O CEO da Varian para a América Latina, Humberto Izidoro, destacou que o Halcyon foi desenvolvido para atender as necessidades de países emergentes, muitas vezes com máquinas antigas que dificultam o atendimento. “Enquanto os equipamentos tradicionais tratam 50, 60 por dia, o Halcyon trata 100. Já temos exemplos no Chile de 1.800 pacientes atendidos em 12 meses com um único aparelho. É uma revolução silenciosa que também ocorre em Jundiaí. O Hospital São Vicente, em poucos meses, estará com o equipamento, transformando o campo de radioterapia da região e atendendo ao SUS”, disse.
A previsão é que o novo equipamento, fabricado na China, comece a operar no setor de Radioterapia do São Vicente no início de 2016, substituindo o atual acelerador linear, com cerca de 20 anos de uso.
“A gestão demonstra o comprometimento com saúde de qualidade e com a luta contra o câncer, ampliando o acesso a tratamentos avançados com a mesma qualidade das melhores instituições do País. Jundiaí tem o terceiro hospital do Estado a ter esse equipamento”, complementou a secretária de Promoção da Saúde, Dra. Márcia Facci.

O físico do Hospital São Vicente, Flávio Luis Longo Vermíglio, também pontuou a importância da nova tecnologia. “Hoje funcionamos das 5h às 22h, atendendo 65 novos pacientes por mês. Com o Halcyon poderemos ampliar esse quantitativo, absorvendo o aumento da demanda nos próximos anos, sem necessidade de contratar serviços em unidades externas. Vamos agregar tecnologia e tempo”, afirmou.
Também participaram da cerimônia representantes da Prefeitura: o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Humberto Cereser; o diretor do Departamento de Fomento à Indústria, Gilson Pichioli; e o assessor de Desenvolvimento Econômico, Mark Willian. Ainda estiveram presentes: CEO da Siemens Healthineers para América Latina, Fabrizio Sgnorin; presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (FEHOSP), Edson Rogatti; presidente da Associação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Combate ao Câncer (ABIFICC), Pascoal Marracini; e a, diretora global de educação e treinamento da Varian, Anne Razavi.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
-
05/09/2025
Sábado tem ação especial de vacinação na Praça da Matriz
-
03/09/2025
Prefeitura de Jundiaí lança o programa ‘Emprego da Gente nos Bairros’ e aproxima a população das vagas de trabalho
-
29/08/2025
Fundo Social de Jundiaí lança projeto ‘Colo de Mãe’ na UBS Maringá
-
20/08/2025
Após parceria, mulheres têm acesso ao tratamento cirúrgico de mastectomia com reconstrução mamária
Baixe as fotos desta notícia na resolução original