Plano Municipal do Esporte de Jundiaí propõe ações intersetoriais para os próximos dez anos

Publicada em 07/09/2025 às 10:00

Pela primeira vez em sua história, Jundiaí poderá contar com um Plano Municipal do Esporte que estabelece um direcionamento estratégico e políticas públicas para a área pelos próximos dez anos.

O Plano está estruturado em seis eixos principais e conta com 18 objetivos estratégicos, que serão desenvolvidos de maneira integrada entre as secretarias de Esporte e Lazer (SMEL), Promoção da Saúde (SMPS), Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e Educação (SME).

O documento foi apresentado na Câmara Municipal durante a 3ª Conferência Municipal de Esporte e Lazer, em um encontro que reuniu representantes do Poder Público, sociedade civil, Poder Legislativo e do Conselho Regional de Educação Física (CREF).

“Essa é a primeira Conferência em que a intersetorialidade está tão presente. O Plano Municipal do Esporte aponta para um futuro em que o esporte dialoga diretamente com a saúde, a educação e o desenvolvimento social, fortalecendo políticas públicas de forma integrada”, destacou a secretária da SMEL, Rita Orsi.

Plano Municipal do Esporte de Jundiaí propõe ações intersetoriais

O Plano foi construído ao longo dos meses de forma colaborativa por profissionais da SMEL, que colheram opiniões e ideias de diversos segmentos da sociedade para a definição dos eixos, objetivos e ações. De forma inédita, o documento prevê ações intersetoriais envolvendo áreas distintas da administração municipal.

Trabalho conjunto entre secretarias
A secretária de Educação, Priscila Costa, ressaltou a importância da parceria entre as pastas. “O esporte tem um papel relevante no desenvolvimento integral do aluno. Por isso, é fundamental que a Educação e o Esporte trabalhem juntos em projetos e programas que levem as práticas esportivas tanto para dentro das escolas quanto para os centros esportivos da cidade”.

A secretária de Promoção da Saúde, Márcia Facci, destacou os benefícios do esporte para a qualidade de vida. “O cuidado integral passa pelo esporte. Este Plano, construído de maneira intersetorial e com a participação da sociedade, será uma ferramenta que trará impacto a curto, médio e longo prazo, tanto na prevenção de doenças como na promoção da saúde da população, em todas as idades”.

Já a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Luciane Mosca, reforçou o ineditismo da iniciativa. “Este Plano é inédito justamente por reunir diferentes secretarias em um mesmo propósito. Além desse aspecto inovador, ele reconhece o lugar do esporte na construção da identidade coletiva, na promoção da inclusão social e no fortalecimento de vínculos comunitários. O acesso ao esporte nos mais variados territórios, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade, é fundamental para garantir oportunidades e cidadania para toda a população”.

Estrutura do esporte em Jundiaí
Atualmente, a Prefeitura de Jundiaí através da SMEL oferece 55 modalidades esportivas, com 9.758 inscritos, totalizando 83.136 atendimentos mensais. O município conta ainda com 20 Complexos Esportivos e 471 turmas, reforçando o compromisso com o acesso ao esporte de qualidade e oportunidades para toda a população.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2025/09/07/plano-municipal-do-esporte-de-jundiai-propoe-acoes-intersetoriais-para-os-proximos-dez-anos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original