Febre Amarela: romeiros precisam buscar pela vacina para evitar a doença
Publicada em 16/09/2025 às 08:00A vacinação contra Febre Amarela está sendo reforçada pela Secretaria de Estado da Saúde para todos os romeiros que participarão, no feriado do dia 12 de outubro, das peregrinações conhecidas como Rotas da Fé, as quais têm como destino o Santuário Nacional de Aparecida – SP. Conforme o Mapa de Favorabilidade e os corredores ecológicos da doença, diversas áreas percorridas apresentam risco elevado de transmissão, principalmente em locais com vegetação e fragmentos florestais.
No Município, a dose do imunizante segue disponível, durante a semana, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Clínicas da Família, no horário de atendimento das salas de vacinação de cada serviço. CONFIRA OS ENDEREÇOS

A Febre Amarela é uma doença viral aguda transmitida por mosquitos, que pode variar de formas leves a quadros graves e fatais. No Estado, foram confirmados 66 casos em 2025 (até o momento), com 37 óbitos, correspondendo a uma letalidade de 56%. Em Jundiaí, foram duas ocorrências, com um óbito.
“A vacinação é a principal medida de prevenção. É fundamental que tanto os romeiros como as pessoas que pretendem estar em áreas classificadas como de risco recebam o imunizante com pelo menos 10 dias de antecedência da viagem para criar anticorpos, garantindo a proteção adequada”, ressalta a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carolina de Azevedo.
O esquema vacinal é dose única para a população a partir de cinco anos. Já crianças de 9 meses a 4 anos devem receber duas doses, sendo a primeira aos 9 meses e a segunda aos 4 anos (conforme recomendação do Ministério da Saúde desde 2020). Em Jundiaí, devido ao cenário epidemiológico atual, todas as pessoas que residam e os visitantes no Município estão sendo vacinados a partir de seis meses de idade. Na cidade, neste ano, 14.965 doses foram aplicadas.
Mais orientações
Além da vacinação, a Secretaria de Estado da Saúde orienta que sejam reforçados os cuidados adicionais, como o uso de repelentes, roupas que cubram braços e pernas, e a busca imediata por atendimento médico diante de sintomas como febre alta, dores no corpo, icterícia (pele e olhos amarelados) ou vômitos. Ao buscar atendimento, é fundamental informar ao médico a visita a áreas de risco para transmissão de Febre Amarela.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
-
14/09/2025
CERESTs do Estado debatem saúde mental dos trabalhadores em encontro em Jundiaí
-
13/09/2025
Mês da Pessoa Idosa: UBS Eloy Chaves realiza atividade de saúde bucal
-
09/09/2025
Prevenção: vacina antirrábica é aplicada na VISAM durante o ano todo
-
09/09/2025
Cuidados com escorpião devem ser tomados o ano todo