Prefeitura se reúne com CPFL e solicita prioridade na restauração da energia após tempestade
Publicada em 23/09/2025 às 17:11A Prefeitura de Jundiaí se reuniu, nesta terça-feira 23 de setembro, com representantes da concessionária CPFL Piratininga para buscar soluções imediatas no restabelecimento do fornecimento de energia elétrica após as fortes chuvas que atingiram a cidade entre domingo 21 e segunda-feira 22.

Participaram do encontro o prefeito Gustavo Martinelli, o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Marcos Galdino, representantes da DAE e técnicos da CPFL.
“Nossa prioridade é garantir que o fornecimento de energia seja restabelecido com a maior agilidade possível, especialmente onde há maior número de famílias afetadas. A Prefeitura acompanha de perto o trabalho e mantém diálogo constante com a concessionária para que esses locais voltem à rotina nas próximas horas”, destacou o prefeito Gustavo Martinelli.
Bairros sem energia
No momento, seguem sem energia os bairros: Vila Progresso, Boa Vista, Bonfiglioli, Corrupira, Caxambu e Vila São Paulo. Segundo o secretário Marcos Galdino, a queda de galhos e árvores sobre a rede elétrica ocasionou danos em postes e transformadores, impactando também o sistema de bombeamento de água em algumas regiões.
Bairros sem água
Atualmente, parte dos bairros Malota, Mato Dentro e Brisas da Mata estão com o abastecimento comprometido em função da falta de energia elétrica. “O bombeamento de água foi afetado e, por isso alguns locais permanecem sem fornecimento. Assim que a energia for restabelecida, a normalização do serviço será gradativa”, explicou Galdino.

Reforço das equipes
Durante a reunião, o gerente de Serviços Comerciais da CPFL, Marcelo Gongra, informou que além das equipes locais, a concessionária recebeu o reforço de mais 14 equipes vindas da Baixada Santista para acelerar os trabalhos.
“Hoje temos aproximadamente 40 equipes atuando na região, algumas em situações mais críticas, como postes e árvores caídos sobre a rede. As prioridades são hospitais, unidades de saúde, sistemas de bombeamento de água e, na sequência, os demais bairros. As equipes estão mobilizadas e a expectativa é restabelecer o fornecimento em breve”, afirmou.
Força-tarefa
Desde domingo 21, a Prefeitura de Jundiaí mantém uma força-tarefa composta por todas as secretarias, além da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, para auxiliar a população diante dos danos causados pelas chuvas.
Nas últimas 48 horas, a cidade registrou 140 mm de chuva e ventos que ultrapassaram 70 km/h. Foram contabilizadas pelo menos 80 quedas de árvores em diferentes bairros.
No Jardim Fepasa, quatro residências tiveram destelhamento. As famílias receberam apoio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e do Fundo Social de Solidariedade (FUNSS), que disponibilizaram produtos de higiene, roupas, cestas básicas, leite e cobertores.
Não houve impacto no funcionamento das Unidades Básicas de Saúde e nem na rotina de aulas da Rede Municipal de Ensino.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ
-
23/09/2025
Prefeitura de Jundiaí avança com obras de revitalização da Praça Joaquim Soares Lemos, na Vila Hortolândia
-
22/09/2025
Força-tarefa da Prefeitura de Jundiaí atua na remoção de árvores para restabelecimento da energia em bairros da cidade
-
22/09/2025
Defesa Civil de Jundiaí alerta para chuvas intensas nas próximas horas
-
22/09/2025
‘Quem Ama, Cuida’ estará na região Leste de Jundiaí com ações de manutenção em 24 bairros
Baixe as fotos desta notícia na resolução original