Eixo Inova+ impulsiona Jundiaí rumo ao selo de Cadeia Produtiva Local em Tecnologia

Publicada em 27/09/2025 às 16:00

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de Jundiaí, participou nesta semana, de um encontro com gestores de empresas de tecnologia na sede do CIESP para iniciar a definição dos critérios que irão nortear a busca pelo reconhecimento do município como Cadeia Produtiva Local (CPL). A iniciativa integra o Eixo Inova+, um dos pilares do programa Desenvolve +, voltado à inovação, ciência e tecnologia.

O selo de reconhecimento, concedido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (SDE) por meio do programa SP Produz, reforça a relevância econômica de Jundiaí nas áreas de tecnologia, inovação e desenvolvimento industrial. Além de consolidar o município como referência no setor, o título amplia as oportunidades para empresas de diferentes portes e fortalece todo o ecossistema produtivo local.

Participaram do encontro líderes de companhias estratégicas como Foxconn, AWS, Siemens, Viceri Seidor, Kaspper, além de representantes da ATIJ, Sebrae, FATEC e CIJUN.

Reconhecimento estratégico
O reconhecimento como Cadeia Produtiva Local é considerado essencial para consolidar Jundiaí como polo de inovação. Com ele, será possível submeter projetos voltados ao fortalecimento da cadeia tecnológica, beneficiando desde pequenas empresas até grandes corporações, com impacto direto no desenvolvimento econômico do município.

Até maio de 2025, Jundiaí já havia registrado a abertura de mais de 800 novas empresas, confirmando a cidade como motor econômico regional e destino estratégico para negócios em São Paulo. Além do setor de serviços, a indústria local segue avançando em áreas como data centers, automação industrial e biotecnologia.

O diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação, Tiago Antunes, destacou que o encontro marca um passo importante para o setor. “Hoje demos um passo muito importante para o fortalecimento do ecossistema de tecnologia de Jundiaí. Dentro do Eixo Inova+, reunimos as principais instituições e empresas do setor em um primeiro encontro que marca o início da organização da CPL de Tecnologia. Esse diálogo é fundamental para alinharmos estratégias, identificar desafios e construir soluções coletivas que impulsionem inovação, geração de empregos, competitividade e negócios para o setor”, afirmou.

O secretário da pasta, Humberto Cereser, também reforçou a importância da ação para o futuro do município. “O Eixo Inova+ representa a capacidade de Jundiaí em integrar governo, empresas, instituições e sociedade em prol da inovação. Este movimento coloca a cidade em destaque no cenário estadual, atrai investimentos e amplia nossa competitividade. Estamos construindo uma base sólida para que Jundiaí seja reconhecida como polo de referência em tecnologia e desenvolvimento econômico”, destacou.

Governança compartilhada
Entre os critérios exigidos para a formação da CPL, é considerado positivo que uma instituição sem fins lucrativos participe da governança. Em Jundiaí, esse papel será desempenhado pela ATIJ, que assume a coordenação do grupo.

Para o presidente da associação, Vlamir Lenne, a participação é motivo de orgulho e responsabilidade. “Este evento marca o início de um projeto estruturante para nossa cidade. A tecnologia estará presente na evolução das cidades do futuro, levando crescimento econômico e melhora social a todos. Jundiaí inicia esta jornada digital em um ótimo momento”, afirmou.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2025/09/27/eixo-inova-impulsiona-jundiai-rumo-ao-selo-de-cadeia-produtiva-local-em-tecnologia/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original