Projeto Vale Verde, de Jundiaí, é reconhecido pelo Tribunal de Contas Estadual, por boas práticas na educação
Publicada em 14/10/2025 às 15:30O prefeito de Jundiaí, Gustavo Martinelli, participou nesta semana, no Auditório Nobre do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), da cerimônia que marcou os 10 anos do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M) — ferramenta que mede o desempenho das prefeituras paulistas em áreas essenciais da administração pública.
Durante o evento, que contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas, da presidente do TCESP, Cristiana de Castro Moraes, de conselheiros, membros, diretores e chefes de gabinete da Corte de Contas paulista, além de prefeitos, vice-prefeitos, representantes do Legislativo municipal e da sociedade civil, Jundiaí recebeu certificados de reconhecimento por boas práticas na área da Educação, com destaque para dois projetos municipais: a Horta Vale Verde, responsável pelo fornecimento de alimentos orgânicos e sustentáveis à rede de ensino, e o Projeto de Combate ao Absenteísmo Escolar, que atua na permanência dos alunos nas escolas.


Criado há 10 anos, o IEG-M é uma iniciativa do TCESP que avalia a eficiência da gestão pública com base em indicadores de planejamento, saúde, educação, meio ambiente, segurança, proteção dos cidadãos e gestão fiscal. O reconhecimento é concedido aos municípios com alto desempenho e boas práticas comprovadas, servindo como referência para outras administrações. “É uma grande satisfação ver Jundiaí sendo reconhecida em um espaço que simboliza compromisso e transparência na gestão pública. O trabalho das nossas equipes na Educação demonstra que é possível unir inovação, sustentabilidade e cuidado com as pessoas. Cada resultado positivo reflete o esforço coletivo de servidores comprometidos em oferecer o melhor para as crianças e famílias da nossa cidade”, destacou o prefeito Gustavo Martinelli.
Entre os projetos premiados, a Horta Vale Verde, localizada no espaço da ETEC Benedito Storani, no bairro Recanto Quarto Centenário, é um exemplo de sustentabilidade e eficiência. Com 27 anos de existência, ocupa uma área de 50 mil metros quadrados e fornece alimentos como rúcula, alface, cenoura, beterraba, cheiro-verde e PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais), como ora-pro-nóbis e vinagreira, cultivados de forma totalmente orgânica. A produção abastece a alimentação escolar de milhares de alunos da rede municipal.
Já o Projeto de Combate ao Absenteísmo Escolar atua diretamente na identificação e acompanhamento de estudantes com alta taxa de faltas, desenvolvendo ações integradas entre escolas, famílias e setores sociais para garantir o direito à educação.
“O compromisso do governo, por meio do programa ‘Escola da Gente’, é pela garantia de um serviço de excelência às nossas crianças, com promoção das aprendizagens nas idades certas de cada estudante. Isso passa pelo olhar humanizado e cuidadoso, além do zelo pela provisão da alimentação balanceada e saudável e de que as crianças mantenham a frequência escolar, já que as aprendizagens se dão por meio das conexões e experiências pelas quais os estudantes passam entre os colegas, professores, demais educadores e toda a comunidade escolar”, comentou a secretária de Educação, Priscila Costa.

Durante a cerimônia, o governador Tarcísio de Freitas destacou a importância do IEG-M como ferramenta de aprimoramento da gestão pública. “Se pudéssemos resumir este evento em duas palavras, seriam excelência e compromisso. O IEG-M representa a excelência da gestão municipal e o compromisso dos prefeitos e de suas equipes em fazer o melhor. E o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo tem sido um grande parceiro dos gestores, oferecendo orientação e apoio para que possamos entregar resultados cada vez melhores à população”, afirmou o governador.
A presidente do TCESP, Cristiana de Castro Moraes, ressaltou o papel do indicador no fortalecimento da gestão pública municipal. “O IEG-M já se tornou um marco na gestão pública brasileira. Controle externo, gestores e sociedade caminham juntos pela melhoria dos serviços públicos. O objetivo é destacar os municípios que mais se empenham na aplicação dos recursos e que inspiram boas práticas em todo o Estado”, disse.
Com resultados expressivos e políticas públicas baseadas em evidências, Jundiaí segue consolidando sua posição como referência em gestão pública eficiente, sustentável e voltada às pessoas.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ
-
13/10/2025
Escola da Gente: professores da Educação Infantil participam de formação sobre o currículo municipal do segmento
-
10/10/2025
Segunda edição da COPinha Japy reforça protagonismo das crianças nas soluções para as mudanças climáticas
-
09/10/2025
EMEB Adelino Brandão promove Olimpíadas Especiais e reforça inclusão por meio do esporte
-
04/10/2025
Prefeitura de Jundiaí acompanha obras de ampliação do IFSP e reforça integração com setor produtivo
Baixe as fotos desta notícia na resolução original