VISAM reforça importância das ações de vigilância ambiental e proteção à saúde pública
Publicada em 28/10/2025 às 16:00A Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) de Jundiaí atua diariamente na promoção e proteção da saúde pública, com ações que previnem riscos ambientais com impacto à saúde do ser humano e de vigilância e controle de doenças transmitidas por vetores e outras zoonoses. O trabalho envolve desde o monitoramento de animais peçonhentos e insetos até posto fixo de vacinação antirrábica para cães e gatos, serviço oferecido gratuitamente à população.

A equipe da VISAM realiza coletas e análises laboratoriais que identificam espécies potencialmente transmissoras de doenças zoonóticas, como o carrapato-estrela (vetor da febre maculosa) e as larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre amarela, Zika e chikungunya. Além disso, promove ações educativas junto à comunidade, orientando sobre medidas de prevenção e controle.
O prefeito de Jundiaí, Gustavo Martinelli, esteve na unidade para acompanhar os trabalhos realizados pela equipe, ao lado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (Funss), Ellen Martinelli, da secretária de Promoção da Saúde, Márcia Facci, e do vereador João Victor. A visita foi conduzida pela diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), Flávia Pagliarde Cerezer, e pelo coordenador da VISAM, Luis Gustavo Grijota Nascimento.
“A VISAM realiza um trabalho essencial, que muitas vezes acontece longe dos olhos da população, mas que faz toda a diferença na saúde pública”, afirmou o prefeito.
Segundo a secretária Márcia Facci, o trabalho da VISAM é fundamental. “É um serviço que protege silenciosamente a saúde pública, com ações que vão desde a investigação e controle de vetores até o atendimento direto à população. Tudo isso faz parte de uma grande rede de cuidado e prevenção”, destacou.
A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde ressaltou que o objetivo é proteger vidas por meio da prevenção. “Quanto mais a população conhecer e procurar a VISAM, mais poderemos agir de forma rápida e assertiva, evitando riscos e fortalecendo a vigilância em saúde ambiental do município.”
O coordenador da VISAM salientou que o serviço está aberto à comunidade. “O munícipe pode entrar em contato para agendar a vacinação antirrábica de seus pets ou solicitar orientações e intervenções quando houver identificação de animais como escorpiões, morcegos ou possíveis vetores de doenças. Nossa atuação depende dessa parceria com a população para que possamos agir de forma preventiva e eficaz”, pontuou.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
22/10/2025
Vacinação casa a casa já imunizou aproximadamente 700 moradores nas áreas rurais contra a febre amarela -
21/10/2025
Outubro Rosa: mulheres têm manhã de cuidado, troca e movimento -
19/10/2025
Caminhada do Outubro Rosa atrai multidões em prol da conscientização do câncer de mama -
18/10/2025
Dia D de Multivacinação: famílias movimentam UBSs para atualizar carteirinha
Baixe as fotos desta notícia na resolução original

