Centro de Línguas amplia vivências formativas em parceria com instituição italiana
Publicada em 07/11/2025 às 15:00Os alunos do curso de italiano do Centro de Línguas de Jundiaí participaram, nesta semana, de uma vivência especial com o professor Giulio Bonacucina, representante da Scuola Campus Magnolie, localizada em Castelraimondo, na região de Marche, Itália. A atividade foi conduzida inteiramente em italiano e proporcionou aos participantes uma imersão na cultura, na pronúncia e nas particularidades da língua italiana.

Durante o encontro, Giulio abordou temas relacionados à cultura italiana, em uma aula dinâmica e interativa, semelhante às que realiza na instituição que representa. Ao final da atividade, foi sorteada uma bolsa de estudos de um mês na escola italiana, que inclui curso intensivo, hospedagem, passeios culturais e atividades de convivência. A aluna Sabrina Leite dos Santos foi a contemplada.
Para a professora Maria Eugênia Savietto, responsável pelo curso de italiano no Centro de Línguas, o encontro foi uma oportunidade valiosa de aprendizado e de contato direto com um falante nativo. “É uma forma de viver a língua aqui, testar o que aprendeu e perceber o quanto já avançou. Esse tipo de vivência motiva e abre portas para o contato entre Brasil e Itália”, destacou.
Giulio Bonacucina destacou a importância do intercâmbio cultural e da aproximação entre o Centro de Línguas e a instituição italiana. “Essa parceria é significativa para as duas partes. É uma forma de criar conexões entre Jundiaí e a Itália, mostrando aos alunos como é a vida e o estudo no país. Espero que muitos se interessem em continuar essa jornada de aprendizado conosco”, afirmou.


Os alunos participantes também compartilharam suas impressões sobre o encontro. A ganhadora da bolsa, Sabrina Leite dos Santos ressaltou a relevância do Centro de Línguas em promover experiências como essa. “É uma honra representar o Centro de Línguas. Essa oportunidade é fantástica, porque vivenciar a língua com um falante nativo é completamente diferente. Jundiaí está de parabéns por abrir essas portas para o crescimento pessoal e cultural dos alunos”, disse.
O aluno Eliud Anhuci também elogiou o encontro e destacou a qualidade do curso. “A professora Maria Eugênia é espetacular, ensina a língua e também o comportamento italiano. As vivências aqui me ajudam muito a aproveitar melhor as viagens que faço. Esse curso é maravilhoso!”, afirmou.


A vivência com o professor Giulio Bonacucina reforça o compromisso do Centro de Línguas e da Secretaria Municipal de Educação (SME) em oferecer experiências práticas e culturais que enriquecem o aprendizado dos alunos, aproximando-os da língua e da cultura italiana.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ
-
28/01/2026
‘Reconecta Educação’ abre ano letivo da rede municipal com foco em cuidado e formação -
26/01/2026
‘Quem Ama, Cuida – Minha Escola’ reforça preparativos para volta às aulas na rede municipal -
19/01/2026
Parceria entre Educação e EGP oferece curso de Língua Portuguesa a profissionais da educação -
15/01/2026
EMEB Cesarina Fortarel recebe programa ‘Quem Ama, Cuida – Minha Escola’
Baixe as fotos desta notícia na resolução original




