Queijaria representa Jundiaí numa das novas Rotas do Queijo de São Paulo

Publicada em 08/11/2025 às 10:00

A Queijaria Capriolês, localizada em propriedade familiar no bairro Recanto Quarto Centenário, foi incluída pelo Governo estadual numa das suas oito Rotas do Queijo de São Paulo. A novidade, lançada no final de outubro, reúne 102 propriedades de 77 municípios paulistas e a queijaria jundiaiense foi escolhida para compor, com mais de dez outros estabelecimentos, a Rota dos Bandeirantes, por combinar tradição, inovação e a relevância cultural no processo produtivo.  

À frente da queijaria, instalada na Fazenda Bonifácio, estão a Célia e Luísa Storani, respectivamente neta e bisneta de Benedito Storani, seu antigo proprietário. Hoje a produção de leite fica por conta de 95 vacas, das raças Jersey e Holandesa, e 115 cabras, das raças Saanen e Parda Alpina. Carinhosamente chamadas como “meninas” pelas proprietárias, as vacas e cabras produzem diariamente 1,2 mil litros de leites, destinados à produção de queijos e também à venda para laticínios da região.

Entre os queijos produzidos com leite de vaca, as opções são frescal, muçarela, parmesão, ricota e burrata. Já a partir do leite de cabra, são produzidos os queijos requinte, pecorino, feta, colonial e boursin. Tudo isso em diversos formatos, como cabaças, nozinhos e trança, em opções temperadas e condimentadas, além de outros derivados, como doce de leite e iogurte.

No ramo há mais de 35 anos, Célia explica que, com o apoio do marido, decidiu entrar no ramo por conta da alergia a leite de uma de suas filhas. Um infortúnio nos anos 2000 fez com que ela se mudasse para a atual fazenda, onde teve de recomeçar – desde o plantio da pastagem – e fortaleceu ainda mais a produção ao longo dos anos. “É motivo de grande alegria conseguir mostrar este trabalho, que começou como de ‘formiguinha’, e que, sempre pensando na qualidade, seguiu com a busca de licenças e aprimoramentos e tomou esta dimensão. As expectativas são de que com esta novidade, mais e mais gente venha nos conhecer e prestigiar”, comemorou.

Grande parte do sucesso da queijaria Célia atribui ao engajamento de Luisa, formada em escolas na Itália e na França, e atual vice-presidente da Associação Paulista do Queijo Artesanal (APQA). “A luta do produtor artesanal com a indústria é algo desleal, de difícil equiparação. Por isso, a partir da demanda de diversos produtores em busca de apoio, surgiu a APQA, para fortalecer a cadeia produtiva e reforçar que além de Minas Gerais, São Paulo também é um polo queijeiro e tem toda esta questão ‘terroir’. Assim, as novas Rotas do Governo do Estado vêm ao encontro deste fortalecimento, dos pontos de vista gastronômico e turístico, e eleva as expectativas. Desejamos que cada vez mais pessoas tomem conhecimento do nosso trabalho, prestigiem o que Jundiaí faz de bom e que possamos também ultrapassar barreiras, principalmente nas redes de supermercados locais, para que eles também passem a comercializar nossos produtos”, comentou Luisa.

A Secretária de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Marcela Moro, parabenizou a família pelo trabalho e por sua participação nesta importante novidade.  “A cultura artesanal é uma marca bastante relevante dos empreendimentos da cadeia do Turismo Rural em Jundiaí e é ainda sinônimo de tradição e qualidade. Trata-se de produções com muito conhecimento e valor agregados, e que fortalecem o nome de Jundiaí dentro e fora do Município. A inclusão da Queijaria Capriolês nas Rotas do Queijo é um justo reconhecimento e demonstra o protagonismo de Jundiaí visto em tantas outras áreas e segmentos.”

Luisa e Célia: propriedade familiar é também a primeira queijaria da região a contar com o Selo SIM

A queijaria foi também a primeira propriedade rural com criação de cabras e gado leiteiro a receber, em 2023, o selo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), responsável pela fiscalização das empresas alimentícias de origem animal no Município.

A Queijaria Capriolês fica na Fazenda Bonifácio, localizada na avenida Antônio Pincinato, altura do número 5000, no bairro Recanto Quarto Centenário, na última rua antes da entrada da Escola Técnica Estadual Benedito Storani. O funcionamento vai de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 17h30.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2025/11/08/queijaria-representa-jundiai-numa-das-novas-rotas-do-queijo-de-sao-paulo/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original