8º Festival Regional de Ciclismo do PEAMA reúne atletas no Parque da Cidade
Publicada em 14/11/2025 às 15:00Atletas do Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (PEAMA), da Prefeitura de Jundiaí, do Projeto Esporte Para Todos (PEPT), de Itupeva, e da Prefeitura de Indaiatuba participaram, nesta quinta-feira (13), da oitava edição do Festival Regional de Ciclismo (FREC). O evento reuniu 85 inscritos no Parque da Cidade e teve como objetivo principal promover a inclusão social, lazer, socialização e integração por meio do esporte.

Prestigiaram o FREC a secretária de Esporte e Lazer de Jundiaí, Rita Orsi, a diretora do Departamento de Esporte Adaptado da Secretaria de Esporte e Lazer (SMEL), Vanessa Patrícia Rancoletta do Nascimento, e o ex-ciclista Israel Bernardi, de 84 anos, 64 deles representando a cidade em competições regionais e nacionais, com muitos troféus e medalhas conquistados.

Israel é primo do saudoso Antonio Thomazi, mais conhecido como “Toninho”, colaborador voluntário que consertava bicicletas e cadeiras adaptadas para os alunos do PEAMA. Falecido este ano, ele foi homenageado no Festival, com seu nome dado à Cicloescola do Parque da Cidade. A esposa, filhas e outros parentes de Antonio Thomazi estiveram no evento para receberem os cumprimentos e a gratidão da Secretaria de Esporte e Lazer e dos alunos do PEAMA. “Toninho era um ‘engenheiro’, uma pessoa muito querida. Olhava para o atleta e o imaginava na bicicleta ou cadeira adaptada”, disse a secretária Rita Orsi. “Ele é um dos responsáveis pelo programa existir. Nunca um aluno nosso ficou sem pedalar, pois ele arrumava as bicicletas de acordo com a necessidade daquela pessoa”, emendou Vanessa.
O Festival Regional de Ciclismo teve várias provas no pequeno circuito do Parque da Cidade. Não faltaram garra e superação aos participantes. Todos receberam medalhas de participação. “O evento não tem caráter competitivo e sim de participação e inclusão”, afirmou a diretora do Departamento de Esporte Adaptado da SMEL. “O FREC se consolidou ao longo dos anos como uma iniciativa de confraternização e união através da prática esportiva”, completou Rita Orsi.

Mãe e filha
A aluna do PEAMA Isabelle Vitória Rodrigues da Silva, de 12 anos, foi ao Festival de Ciclismo acompanhada da mãe, a professora de música Sara Mariana Rodrigues da Silva. “Pratico várias atividades aqui. Gosto mais do ciclismo e da dança, mas também vou às aulas de natação e ginástica. É muito bom fazer parte do PEAMA”, disse a garota.

De acordo com Sara, é até difícil explicar o quanto sua filha se desenvolveu depois de integrar o programa. “Qualquer pessoa pode praticar esporte. No PEAMA não tem limitação, tem adaptação. A Isabelle melhorou em tudo, na sociabilização e na parte motora. Conseguiu andar quando começou a fazer as aulas”, lembrou. O ciclismo, segundo a mãe, ajudou a desenvolver o tronco da garota, a natação lhe deu mais força e a dança ajudou no equilíbrio. Sara definiu em uma palavra o que representa para ela e a filha o Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas: “Vida”.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
14/11/2025
Time Jundiaí de Natação ganha medalha de prata no revezamento do Estadual Infantil -
13/11/2025
Atleta do Time Jundiaí fatura ouro e prata na Taça Brasil Master, em Bragança Paulista -
13/11/2025
Bolão recebe 23ª edição do Festival Regional de Natação na próxima segunda-feira (17) -
12/11/2025
Prefeitura abre indicações para o ‘Prêmio Atleta do Ano 2025’
Baixe as fotos desta notícia na resolução original




