Programa Segurança do Motociclista: Jundiaí reúne órgãos e especialistas para ampliar ações de prevenção

Publicada em 24/11/2025 às 16:00

A Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transporte (SMMT), promoveu a quarta reunião dos Grupos de Trabalho (GTs) do “Programa Segurança do Motociclista”. A iniciativa reúne periodicamente representantes da Polícia Militar, Polícia Rodoviária e Corpo de Bombeiros da cidade e da Região, empresas privadas, Prefeituras da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ), o Detran SP e especialistas em outras áreas, que compartilham informações úteis para que ações concretas possam contribuir para um trânsito mais harmonioso e com menos sinistros e vítimas.

Grupos de Trabalho trocam ideias e informações na quarta reunião do ano do Programa de Segurança do Motociclista

Entre os projetos apresentados nos encontros, que ocorrem desde agosto, estão um curso de pilotagem defensiva, oferecido voluntariamente pela Concessionária Mila Moto, sede da quarta reunião, e o convite feito pelo DETRAN às prefeituras da RMJ para aderirem ao Sistema Estadual de Trânsito (Sistran).

Segundo a secretária de Mobilidade e Transporte de Jundiaí, Ana Paula Silva de Almeida, o Programa Segurança do Motociclista vem atingindo seus objetivos, que são o compartilhamento de informações, a discussão conjunta dos problemas para que as soluções apareçam, e a efetiva redução dos acidentes. “Com mais representantes das cidades da Região e de empresas e órgãos públicos, formamos uma rede de parceiros que, unidos, buscam um trânsito mais seguro para motociclistas, motoristas e pedestres”, disse Ana Paula.

Secretária Ana Paula Silva de Almeida (em pé à esq.): “Com mais representantes das cidades da Região e de empresas e órgãos públicos, formamos uma rede de parceiros que, unidos, buscam um trânsito mais seguro”

O curso de pilotagem defensiva terá seis horas, sendo quatro de aulas práticas e duas horas de teoria, a serem aplicadas no estacionamento do Paço Municipal. As inscrições serão abertas em dezembro. Dois tópicos importantes da atividade serão a frenagem e a mudança de trajetória do condutor da motocicleta.

De acordo com a superintendente do Detran SP, Nayara Pereira Cinachi, a criação do Sistran é um marco para a segurança viária das cidades paulistas. “O sistema integra órgãos de trânsito, orienta políticas para reduzir sinistros, melhora o transporte e incentiva a mobilidade sustentável. Alinhado ao Pnatrans (Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito), ele reforça a parceria com os municípios, protegendo vidas e tornando o trânsito mais seguro e humano”, completou.

Nayara (dir.), do Detran SP, deu detalhes do Sistran. “Sistema integra órgãos de trânsito, orienta políticas para reduzir sinistros, melhora o transporte e incentiva a mobilidade sustentável”

As reuniões dos GTs se dividem em quatro pilares: Indicadores/fatores de risco, Educação, Engenharia e Fiscalização. No quarto encontro do programa, estiveram presentes agentes de trânsito e representantes das prefeituras de Itupeva, Jarinu e Campo Limpo Paulista. Ageu da Rocha, diretor de Trânsito de Campo Limpo, e Juliana Maria Maia, coordenadora do GT de Educação e da Divisão de Educação de Trânsito da SMMT, mostraram algumas iniciativas desenvolvidas nas cidades para, respectivamente, melhorar a acessibilidade de pedestres e fortalecer a cultura do trânsito seguro a alunos de escolas da Rede Pública.

Os servidores do Departamento de Engenharia da Mobilidade da SMMT, Marco Aurélio Lorensini e Gislaine Micheletti, atualizaram os indicadores de segurança e os estudos de engenharia feitos em Jundiaí para a melhoria da segurança viária.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2025/11/24/programa-seguranca-do-motociclista-jundiai-reune-orgaos-e-especialistas-para-ampliar-acoes-de-prevencao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original