Fundo Social de Solidariedade entrega kits do Projeto ‘Colo de Mãe’ para gestantes na UBS Vila Ana

Publicada em 28/11/2025 às 12:00

O Fundo Social de Solidariedade (Funss) de Jundiaí realizou mais uma entrega de kits do Projeto “Colo de Mãe”, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Ana. Ao todo, 15 gestantes foram presenteadas com itens essenciais para os primeiros dias após a chegada do bebê.

Esta é a 4ª entrega de kits desde o lançamento do programa, em agosto deste ano, com mais de 70 mães atendidas.  A iniciativa faz parte das ações do Fundo Social e tem como objetivo apoiar famílias em situação de vulnerabilidade, garantindo mais acolhimento e dignidade neste momento tão especial da vida.

Gestantes recebem acompanhamento na UBS Vila Ana

A presidente do Funss, Ellen Camila Martinelli, destacou que o “Colo de Mãe” é mais do que a entrega de um kit, é uma forma de acolher e dar esperança para um momento tão importante na vida de uma mulher. “Com esse gesto queremos dizer que essas mães não estão sozinhas nesta jornada tão linda e ao mesmo tempo desafiadora que é a maternidade”, afirmou.

Além de oferecer cuidado e dignidade, o “Colo de Mãe” reforça a importância do acompanhamento pré-natal e também do cuidado contínuo após o nascimento do bebê, garantindo mais saúde e qualidade de vida para mães e filhos. “Durante este período, a gestante recebe orientações, realiza os exames essenciais para identificar qualquer problema e esclarece as dúvidas. Nesse processo, nós, da unidade básica de saúde, oferecemos acolhimento, cuidado e apoio”, reforçou a gerente da UBS, Jéssica Parazzi.

À espera de Theodoro
Rayssa Vitória da Silva, grávida de seu primeiro filho, Theodoro, faz o acompanhamento gestacional na UBS Vila Ana e disse estar muito feliz em ganhar o kit. “Por ser minha primeira gestação, tudo é muito novo e assustador, mas receber esse carinho e acolhimento em forma de presente diminui a preocupação e os receios”.

Rayssa Vitória da Silva ficou feliz em receber o kit do Colo de Mãe

Enquanto Rayssa se prepara para a chegada do seu filho, o autônomo, Luan Santos, esteve na UBS para receber o kit em nome da sua esposa que havia dado à luz o Enzo Luan na madrugada. “Ela fez todo o acompanhamento na unidade e quando recebemos o convite, imaginamos que ela talvez não conseguisse estar presente, mas fiz questão de vir receber, porque os itens vão ajudar muito nesses primeiros dias com o nosso filho”, comemorou.

O Colo de Mãe é realizado pelo Funss em parceria com a Secretaria Municipal de Promoção da Saúde (SMPS) e busca não apenas fornecer o kit de enxoval, mas principalmente incentivar a realização do pré-natal, fortalecendo os vínculos de cuidado entre as gestantes e a rede municipal de saúde.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2025/11/28/fundo-social-de-solidariedade-entrega-kits-do-projeto-colo-de-mae-para-gestantes-na-ubs-vila-ana/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original