Natal Luz 2025 transforma o Centro de Jundiaí em cenário festivo na abertura oficial
Publicada em 02/12/2025 às 16:14Jundiaí abriu oficialmente, na noite desta segunda-feira (1), a programação do Natal Luz 2025, reunindo a população no Centro para acompanhar atrações culturais e a tradicional decoração natalina. A cerimônia, realizada no entorno da Catedral Nossa Senhora do Desterro, é promovida pela Prefeitura de Jundiaí em parceria com a Associação Comercial e Empresarial (ACE), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sincomercio e a própria Catedral.

O evento também marcou a primeira viagem do Expressinho de Natal deste ano, que saiu gratuitamente do Espaço Expressa levando o prefeito Gustavo Martinelli, autoridades municipais e visitantes até o Centro, reforçando a mobilidade e o acesso às atrações natalinas.
A noite começou com as apresentações dos Corais Municipais Infantil e Adulto nas janelas do Museu Solar do Barão, que emocionaram o público e abriram oficialmente o Natal Luz. Em seguida, o público acompanhou projeções cênicas na fachada da Catedral e o Musical de Natal da ACE, compondo um circuito cultural que seguirá ao longo do mês de dezembro.
Durante a cerimônia, o prefeito Gustavo Martinelli, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (Funss), Ellen Camila Martinelli, destacou o simbolismo do Natal para a cidade e reforçou o compromisso da gestão com o fortalecimento do Centro. “O Natal Luz enche nossa cidade de esperança, encontro e significado. Estamos preparados para receber as famílias, fortalecer o comércio e valorizar nossos espaços públicos”, afirmou.

A noite também reuniu secretários, diretores, coordenadores e vereadores, que comentaram a programação. A secretária municipal de Cultura, Clarina Fasanaro, ressaltou: “A Cultura está trazendo espetáculos, intervenções, o Coral na Janela e a exposições de natal, tudo para deixar a cidade ainda mais bonita para a população”.
Por sua vez, a secretária municipal de Mobilidade e Transporte, Ana Paula de Almeida, destacou: “O Expressinho é essencial para aproximar as pessoas do Natal Luz. Ele sai gratuitamente do Espaço Expressa a cada 20 minutos, facilitando o acesso ao Centro e fortalecendo essa programação tão especial”.
Já a secretária municipal de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Marcela Moro, enfatizou: “Estamos atuando junto ao GT do Centro e incluímos atrações como o Jundiaí Feito à Mão e toda a área gastronômica organizada pelo Jundiahy Gastronomia de Rua. Pela primeira vez, os food trucks participam sem custo de energia, como mais uma ação de incentivo do governo”.

Entre o público, a social media Gabriela Hilário celebrou a oportunidade de prestigiar a filha no coral e vivenciar o Centro à noite. “É uma chance de aproveitar o Centro, algo que nem sempre consigo durante o dia.” A artesã Paula Francieli do Carmo, que participa da Exposição de Presépios no Museu Solar do Barão, também elogiou a programação: “O Centro aberto até mais tarde, com atrações culturais, reforça ainda mais a cultura e aproxima as pessoas”.


O primeiro dia de programação também abriu a exposição de presépios no Museu Solar do Barão e a 4ª Exposição de Papais Noéis, instalada na Pinacoteca Diógenes Duarte Paes. A cerimônia recebeu, ainda, a Corte da Uva 2026 e a Miss Pérola Negra 2025, que integraram o momento oficial.

A programação completa do Natal Luz 2025 pode ser consultada no site oficial da Prefeitura: jundiai.sp.gov.br/natalluz/programacao-completa, e as fotos do evento podem ser conferidas clicando aqui.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ
-
01/12/2025
Jundiaí Feito à Mão inicia programação especial de Natal com feiras e exposição de presépios -
01/12/2025
Expressinho de Natal começa a circular e leva encanto ao Centro de Jundiaí -
01/12/2025
Jundiaí recebe a 2ª Mostra MERCOSUL Audiovisual, com 12 curtas de cinco países -
30/11/2025
Jundiaí dá início ao Natal Luz 2025 com programação especial nesta segunda (1º)
Baixe as fotos desta notícia na resolução original









