Vacina contra a bronquiolite chega a Jundiaí e estará disponível em todas as UBSs a partir desta sexta (12)
Publicada em 11/12/2025 às 08:00A partir desta sexta-feira (12), gestantes de Jundiaí já poderão tomar a vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), causador da bronquiolite em bebês. O imunizante será ofertado em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e, no sábado (13), será disponibilizado na ação de multivacinação que ocorre no Espaço Jundiaí Empreendedora (Piso G3 do Maxi Shopping), das 10h às 18h.
A vacina é destinada a gestantes a partir da 28ª semana de gravidez e aplicada em dose única, conforme orientações do Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde. Para receber o imunizante, basta apresentar documento com CPF e cartão da gestante ou documento que comprove a idade gestacional.

A vacina pode ser aplicada no mesmo dia de outros imunizantes recomendados na gestação, como influenza, covid-19 e dTpa, sem prejuízo à segurança ou à eficácia. Clique aqui para localizar sua UBS de referência e os horários de funcionamento de cada equipamento.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica (VE) de Jundiaí, Carolina de Azevedo, ressalta a importância da vacina do ponto de vista de saúde pública, uma vez que o imunizante é inédito para gestantes ao prevenir o adoecimento e a morte de bebês pelo vírus sincicial respiratório. “Quando a gestante recebe a vacina, o organismo passa a produzir anticorpos que são naturalmente repassados ao bebê durante a gravidez. Eles ajudam a proteger a criança nos primeiros meses de vida, fase em que ela está mais vulnerável a formas graves de bronquiolite e pneumonia”, explica.
O VSR é a principal causa de infecções respiratórias graves em bebês pequenos. Em 2024, o Estado de São Paulo registrou 6.219 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) por VSR. Em 2025, até a última quarta-feira (3), foram notificados 9.441 casos, sendo mais de 71% em crianças menores de um ano.
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo começou a distribuição de mais de 134 mil doses da vacina aos 645 municípios do estado na última terça-feira (9). A produção dos imunizantes é do Instituto Butantan, em parceria com a farmacêutica norte-americana Pfizer. O município de Jundiaí recebeu 1.414 doses nesta primeira leva.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
-
09/02/2026
Em 12 meses, fila cirúrgica oncológica reduz 75% e tempo de acesso cai mais de 60% -
06/02/2026
Jundiaí inicia vacinação contra a dengue para profissionais da Atenção Primária -
04/02/2026
Com rede de UBSs em expansão, Jundiaí reforça Atenção Primária para prevenir doenças crônicas e reduzir mortes evitáveis -
03/02/2026
Vacina contra a dengue no SUS: como funciona e onde se vacinar em Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original


