SMPUMA avança em projetos urbanos, ambientais e de bem-estar animal em 2025
Publicada em 26/12/2025 às 13:00A Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (SMPUMA) consolidou, em 2025, ações voltadas ao desenvolvimento urbano sustentável, à qualificação dos espaços públicos, à proteção ambiental, ao bem-estar animal e à modernização dos processos administrativos, com integração entre secretarias e participação social.

“Foi um ano de organização e retomadas importantes, com foco em estruturar políticas públicas, qualificar processos e avançar em projetos que cuidam das pessoas e do território, sempre olhando para o futuro da cidade”, afirma o secretário municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Marco Antonio Bedin.
Centro da Gente
O Centro da Gente integra secretarias, moradores e comerciantes para a revitalização do Centro de Jundiaí. Em 2025, o programa teve a consolidação do Grupo de Trabalho do Centro, com decreto, organização do eixo de zeladoria, ações de curto prazo e agenda mensal de escuta participativa. Houve ainda articulação intersetorial para retirada do monumento “A Esquadra” e a construção do palco temporário para as apresentações do Natal Luz, além de alinhamentos com a Vigilância Sanitária, implantação da Vizinhança Solidária, planejamento cultural para 2026 e parceria com a ONG Lixo Zero.

Projetos Urbanos
Entre os principais avanços estão o realinhamento de contratos, a integração das equipes da SMPUMA e da SMISP, a licitação da obra de segurança viária do bairro Tarumã, além de projetos e etapas técnicas para o Parque Mirante São Camilo, Parque Naturalizado da EMEB Ivo de Bona, Parque Linear Expressa e reorganização das placas toponímicas, com 192 placas instaladas e 170 encomendadas.
Urbanismo e Gestão do Território
Houve avanços no Plano de Bairro do Medeiros, retomada do Grupo Técnico do EIV, implantação da aprovação informatizada das contrapartidas e entrega da reforma do Pronto Socorro do Hospital São Vicente. O Município arrecadou mais de R$3 milhões em contrapartidas em pecúnia e avançou na gestão de dados territoriais georreferenciados.
Hortas Urbanas
Em 2025, foram entregues as infraestruturas das hortas do Pacaembu e do Jardim Novo Horizonte, além da qualificação de acesso utilizado por moradores e estudantes da EMEB Fátima Aparecida Damásio dos Santos. As hortas se consolidaram como espaços de produção de alimentos saudáveis, convivência comunitária, educação ambiental e promoção da saúde.


Meio Ambiente
A SMPUMA avançou na articulação com a CETESB para solução do passivo de compensação ambiental, capacitação da equipe técnica e prevenção de sanções ao Município. Foram destinados 40 mil m² de mata em pé na Serra do Japi para início do cumprimento do passivo, além do desenvolvimento de um Banco de Áreas Públicas e de um pacto para que novos contratos de obras incorporem as compensações ambientais.
Fundação Serra do Japi
A Fundação Serra do Japi, que completou 10 anos em 2025, reforçou seu papel na preservação ambiental e na produção de conhecimento científico, com ampliação de parcerias com instituições de pesquisa nacionais e internacionais. Ao longo do ano, promoveu ações participativas de prevenção e combate a incêndios florestais, apoiou pesquisas sobre a qualidade do solo e da biodiversidade, realizou colóquios científicos, participou de oficinas para discutir a regulamentação da Estrada Parque da Serra do Japi.


DEBEA
O DEBEA realizou 750 atendimentos veterinários a famílias em vulnerabilidade social e registrou aumento de 30% nas castrações em relação ao ano anterior. Foram 4.628 castrações, 23 mutirões, duas feiras de adoção e 16 animais adotados, além da ampliação do horário e do número de atendimentos.
Projeto RESFRIA
O Projeto RESFRIA, voltado ao entendimento e enfrentamento dos impactos do calor extremo nas cidades, avançou com a instalação de 15 sensores climáticos em diferentes pontos do município para monitorar a temperatura, umidade e outros fatores que influenciam o clima urbano e uma estação meteorológica completa na cobertura do prédio da Defesa Civil, fortalecendo a base de dados para ações de resiliência climática.
Caminhos do Vale do Rio Jundiaí
Em parceria com o Governo do Estado e a Região Metropolitana de Jundiaí, foi implantado o Escritório Técnico de Projetos que desenvolveu um estudo que tem o Rio Jundiaí como eixo estruturador e foco na melhoria ambiental e integração regional. Dentro os projetos desenvolvidos para as 7 cidades da RMJ, no trecho de Jundiaí, desenvolveu-se um Projeto de Parque Alagável, com base em sustentabilidade e resiliência climática, o qual foi selecionado entre 29 iniciativas brasileiras para apresentação no evento C40 Cities (Cúpula Mundial de Prefeitos 2025), evento pré-COP30, visando a captação de recurso para implantação do projeto no município.


Licenciamento
A SMPUMA utilizou o SMAS para identificação de loteamentos clandestinos e emitiu, ao longo do ano, 21 diretrizes urbanísticas, 215 diretrizes viárias e 1.740 certidões de uso do solo. Foram realizadas cerca de 36 mil análises de processos, arrecadados aproximadamente R$ 800 mil com a Outorga Onerosa e implementadas melhorias no sistema SAEPRO, além de palestras técnicas com o setor imobiliário.
Perspectivas para 2026
Para 2026, a SMPUMA prevê ampliar e qualificar ações em andamento, fortalecer políticas de bem-estar animal, de meio ambiente e de sustentabilidade, dar continuidade à discussão de melhorias do Plano Diretor e nas contrapartidas de EIV, avançar em projetos de segurança viária, mobilidade ativa e qualificação dos espaços públicos, assim como fortalecer o programa de hortas urbanas, com retomada de visitas técnicas e ampliação do número de unidades.
Confira a entrevista completa pelo youtube da Prefeitura de Jundiaí (clicando aqui)
-
26/12/2025
Em 2025 programa Desenvolve+ impulsiona inovação, negócios, investimento e empregabilidade em Jundiaí -
23/12/2025
Habitação Social encerra 2025 com avanços em regularização fundiária, novas moradias e melhorias habitacionais -
22/12/2025
Reformas nos centros esportivos, Plano Municipal do Esporte e PEAMA permanente marcam avanços da Secretaria de Esporte e Lazer em 2025 -
22/12/2025
Descentralização, festivais e ocupação do Centro marcam a Cultura em Jundiaí em 2025
Baixe as fotos desta notícia na resolução original












