VISAM identifica morcego positivo para raiva e reforça ações no Medeiros
Publicada em 14/01/2026 às 11:01A atitude proativa da população, a partir do contato com a Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), órgão da Secretaria de Promoção da Saúde, possibilitou a identificação de mais um morcego positivo para a raiva no Município. É o primeiro caso de 2026.
O animal, de uma espécie insetívora, a Eptesicus furinalis, foi localizado no Medeiros, na grade de escoamento de água do quintal de uma casa. Não houve contactantes humanos. Ainda nesta semana, haverá reforço nas medidas preconizadas pelo Programa de Vigilância da Raiva no bairro, com orientação aos moradores da localidade, clínicas veterinárias e Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro.
“Esse contato feito pelo munícipe, ao encontrar o animal com comportamento atípico, é fundamental para que possamos atuar, promovendo em tempo oportuno as ações de prevenção para os humanos e, também, para a população animal”, enfatiza Felipe Pedrosa, médico-veterinário da VISAM. Ele lembra que a raiva é uma zoonose, ou seja, uma doença transmitida dos animais ao ser humano, e é grave. “Os morcegos são importantes reservatórios naturais do vírus, inclusive os não-hematófagos que vivem nas cidades.”
Orientações
A VISAM orienta que, em caso de identificação de um morcego em situações não usuais, como no interior de residências, nos quintais, voando durante o dia ou caídos no chão, o órgão deve ser contatado imediatamente pelos telefones (11) 4589-6340 / 6350, para que os técnicos façam a retirada segura do animal.
Havendo a possibilidade, também deve-se isolar o cômodo em que o animal foi encontrado e/ou imobilizá-lo, colocando sobre ele um anteparo como balde, pote de sorvete, pano ou caixa.
Outra medida necessária é que os tutores de cães e gatos atualizem, anualmente, a vacina antirrábica de seus pets. O imunizante é disponibilizado gratuitamente pela VISAM, a partir de agendamento telefônico, e é direcionado a cães e gatos a partir de três meses de vida.
Os morcegos são animais protegidos por lei, sendo considerados úteis ao homem e à natureza, devendo ser preservados. É crime ambiental matá-los ou agredi-los.
Em 2025, Jundiaí registrou seis casos de morcegos e um de gato positivos para raiva e em 2024 foram 10 morcegos positivos.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Arquivo PMJ
-
12/01/2026
Obra de reforma e ampliação da UBS Tamoio avança sem interrupção nos atendimentos -
07/01/2026
Jundiaí prorroga campanha de vacinação contra o HPV para elevar cobertura entre jovens -
06/01/2026
Janeiro Roxo: Jundiaí amplia acesso ao diagnóstico de hanseníase com questionário para avaliação de sintomas -
26/12/2025
Plano Municipal de Saúde 2026-2029 é aprovado e foca em melhorias na rede municipal