PEAMA reúne mais de 300 pessoas em encontro que marca o início das atividades de 2026

Publicada em 07/02/2026 às 13:27

Com muita expectativa para rever os amigos e retomar a prática esportiva, mais de 300 pessoas, entre alunos, pais e professores do Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (PEAMA), participaram, na manhã deste sábado (7), da reunião que marcou a abertura das atividades de 2026. O encontro aconteceu na Escola Superior de Educação Física de Jundiaí (ESEF) e reuniu a comunidade atendida pelo programa da Prefeitura.

Vanessa Rancoletta (em pé, à esq.) e a secretária Rita Orsi deram as boas-vindas aos alunos do PEAMA, em evento que marcou o início das atividades do programa da Prefeitura de Jundiaí em 2026

A recepção aos participantes contou com a presença da secretária municipal de Esporte e Lazer, Rita Orsi, e da diretora do Departamento de Esporte Adaptado da Secretaria, Vanessa Patrícia Rancoletta do Nascimento, além de integrantes do staff do PEAMA, formado por 30 professores, cinco estagiários e 20 voluntários.

Segundo Vanessa, a reunião teve como objetivo apresentar informações importantes aos alunos já matriculados nas 16 modalidades oferecidas pelo programa. “Informamos o prazo para acertos de horários das aulas para quem precisa trocar de período, que ocorrerá no dia 10 de fevereiro, no Ginásio Anexo do Bolão. Também apresentamos a logomarca comemorativa dos 30 anos do PEAMA, que serão celebrados em 15 de março. O logo estará em nossos comunicados oficiais e materiais de divulgação”, explicou. A diretora também destacou as obras em andamento da piscina adaptada do CECE Nicolino de Luca (Bolão), com previsão de entrega para o segundo semestre deste ano. “É sempre muito bom reencontrar os alunos e ver a ansiedade deles para voltar às atividades”, completou.

Entre os participantes estava o aluno Serge Lories, de 62 anos, que pratica natação e ciclismo há um ano e três meses. “O PEAMA mudou a minha vida. Aqui, eu me sinto acolhido e abraçado”, afirmou. “Sabemos o quanto o preconceito ainda existe, tanto na prática esportiva quanto no ambiente de trabalho, e o programa da Prefeitura de Jundiaí é o meu porto seguro. É um agente de transformação e de luz na minha vida.”

Serge não vê a hora de voltar a praticar natação e ciclismo nas aulas do PEAMA. “O programa é o meu porto seguro. É um agente de transformação e de luz na minha vida”

Para a secretária Rita Orsi, o PEAMA é uma política pública permanente do município, garantida por projeto de lei de autoria do prefeito Gustavo Martinelli, aprovado por unanimidade na Câmara Municipal no ano passado. “O programa é uma política de acolhimento, conhecimento, paixão e fortalecimento dos vínculos familiares. É emocionante ver mais de 300 pessoas reunidas na ESEF em uma manhã de sábado”, destacou.

Espaço Jundiaí Empreendedora, da SMDECT, esteve disponível para pessoas com deficiência interessadas em oportunidades no mercado de trabalho

Durante o evento, pais e alunos também puderam conhecer a programação de esporte adaptado do SESC Jundiaí e o trabalho dos atletas da equipe de basquete em cadeira de rodas da cidade, modalidade que não integra o programa municipal. Além disso, uma mesa do Espaço Jundiaí Empreendedora, iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SMDECT), esteve disponível para pessoas com deficiência interessadas em oportunidades no mercado de trabalho. O local também contou com um espaço para a venda de camisetas do PEAMA.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2026/02/07/peama-reune-mais-de-300-pessoas-em-encontro-que-marca-o-inicio-das-atividades-de-2026/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original