Parques municipais: estudos buscam ampliar investimentos e melhorar a experiência da população de Jundiaí

Publicada em 26/06/2026 às 16:17

Os parques municipais são espaços de lazer, esporte, convivência e contato com a natureza que fazem parte da rotina de milhares de pessoas em Jundiaí. Para mantê-los cada vez mais bem cuidados, seguros e preparados para atender às necessidades da população, a Prefeitura de Jundiaí iniciou estudos para avaliar diferentes formas de gestão que possam ampliar investimentos, modernizar estruturas e melhorar os serviços oferecidos.

Entre as alternativas analisadas está a concessão de alguns parques, tema que tem gerado dúvidas na cidade. Nesta etapa, porém, nada foi decidido ainda. Os estudos reúnem informações técnicas, jurídicas, econômicas e ambientais para avaliar, de forma responsável, os possíveis caminhos.

“O que estamos fazendo agora é estudar se existe uma forma de oferecer parques ainda melhores para a população, com mais investimentos, inovação e melhorias na infraestrutura, sem abrir mão do controle da Prefeitura sobre esses espaços. Estamos avaliando todas as possibilidades com responsabilidade”, explica o secretário de Governo, Abner de Andrade.

O que muda para quem frequenta os parques?

Uma das principais dúvidas da população é se os parques deixarão de ser públicos ou se haverá cobrança para acesso. A resposta é não – a diretriz da Administração é manter o acesso gratuito aos parques e aos seus equipamentos públicos.

Isso porque o modelo em estudo é o de concessão, diferente da privatização. Na concessão, o parque continua sendo público, com regras e condições definidas pela Prefeitura em contrato. A operação e a manutenção podem ser realizadas por um parceiro privado por prazo determinado, sob fiscalização do poder público.

“As concessões e parcerias público-privadas são usadas em diversas cidades do Brasil e do mundo para ampliar investimentos e melhorar a gestão de serviços públicos. O patrimônio continua público e o poder público mantém a responsabilidade pela fiscalização e pelo acompanhamento dos serviços”, complementa Abner.

Cada parque do município está sendo analisado individualmente para compor os estudos

No caso de Jundiaí, os estudos também avaliam formas de melhorar a experiência dos visitantes, como modernização de estruturas, ampliação de atividades culturais e esportivas e aprimoramento da manutenção dos parques.

Por que estudar um novo modelo de gestão?

A Prefeitura já faz a gestão dos parques e tem capacidade para mantê-los. O estudo busca avaliar alternativas que possam ampliar investimentos e melhorar ainda mais os serviços oferecidos à população.

Hoje, a manutenção envolve diferentes contratos, como limpeza, jardinagem, conservação e segurança. Um eventual novo modelo pode integrar esses serviços, permitindo mais organização, eficiência e melhor acompanhamento da qualidade.

Também estão sendo avaliadas possibilidades de melhorias como revitalização de estruturas, modernização de equipamentos, ampliação de áreas de lazer e esporte e melhorias em acessibilidade, iluminação, banheiros e sinalização.

Próximos passos

Os estudos continuam e têm como objetivo responder se a concessão é ou não a melhor alternativa para os parques. Cada parque está sendo analisado individualmente, considerando suas características ambientais e formas de uso pela população.

Se houver continuidade da proposta, o projeto ainda passará por todas as etapas previstas em lei antes de qualquer decisão final, incluindo apresentação à população e espaços de participação para esclarecimentos e contribuições.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2026/06/26/parques-municipais-estudos-buscam-ampliar-investimentos-e-melhorar-a-experiencia-da-populacao-de-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original