Alunos da Educação de Jovens e Adultos participam de sarau
Publicada em 14/11/2014 às 18:13Alunos do Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos Prof. Dr. André Franco Montoro (CMEJA), do Complexo Argos e dos oito núcleos descentralizados espalhados pela cidade, viraram artistas por um dia. Os estudantes recitaram poesias, cantaram, fizeram obras de artes e contaram causos e contos em sarais promovidos nas unidades. A última apresentação do ano ocorreu na noite de quinta-feira (13), na escola municipal Prof. Antonio Adelino Marques da Silva Brandão, no bairro Morada das Vinhas. Mais de 70 pessoas prestigiaram.
“As apresentações começaram em outubro e movimentaram toda a EJA. O objetivo, além de proporcionar uma atividade cultural diferente, é ajudar o adulto a fazer a leitura em voz alta e a se apresentar em público”, conta uma das coordenadoras do CMEJA, Gildete de Oliveira Teixeira.
A ação também integra o Programa ‘Jundiaí Faz Leitura’, lançado no início deste ano pela Secretaria Municipal de Educação, para envolver não só o aluno, mas a comunidade, estimulando o gosto pela leitura e ajudando a formar leitores fluentes e críticos.
Emoção
No núcleo da Emeb Adelino Brandão, os ‘artistas-alunos’ emocionaram o público com a apresentação de uma seleção de poemas. O evento também contou com a participação de um grupo de capoeira da comunidade e dos estudantes do Programa ‘Brasil Alfabetizado’, projeto do governo federal que dá oportunidade para quem não aprendeu a ler e a escrever. No final, todos cantaram uma música da artista Sandra de Sá.
“Em cada núcleo o projeto teve a sua característica. Todos foram de muita qualidade. Estamos felizes, pois no início os adultos eram um pouco resistentes. Depois, eles se apaixonaram pela ideia, se dedicaram durante a fase de preparativos e surpreenderam nas apresentações”, acrescenta Gildete.
Frutos
Desde o início desta administração, o CMEJA ganhou uma nova cara. Entre as novidades, destacam-se a mudança da gestão, a humanização no atendimento ao adulto que procura o espaço, alterações na parte pedagógica e ampliação do tempo em que o aluno fica na escola. O resultado disso tudo já aparece no número de formandos. Em 2012, concluíram os Ensinos Fundamental 1 e 2 e o Ensino Médio, 289 pessoas. Em 2013, foram 641. Neste ano, mais de mil jovens e adultos receberão seus diplomas.
Roberta de Sá
Foto: Fotógrafos PJ
-
19/11/2024
Jundiaí participa de encontro sobre avanços e perspectivas com integrantes da Rede Urban95
-
13/11/2024
Programas municipais inspiram a visita de comitiva de Bauru
-
12/11/2024
Veja o que abre e fecha nos feriados da Proclamação da República e da Consciência Negra
-
08/11/2024
Inscrições gratuitas para o Centro de Línguas começam na segunda (11)