Coordenadoria recebe tecnologia inovadora para deficientes
Publicada em 25/05/2015 às 17:09“Facilitador” foi a palavra utilizada para descrever a nova tecnologia recebida pela Coordenadoria dos Direitos das Pessoas com Deficiência, na manhã desta segunda-feira (25), no Paço Municipal. A solução inovadora é o ICOM, sistema para comunicação, da Associação Amigos Metroviários dos Excepcionais (AME).
A ação faz parte das metas de acessibilidade do governo Pedro Bigardi e se enquadra na Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência devido a facilidade e qualidade no atendimento que dá à pessoa com deficiência.
LEIA TAMBÉM
Virada Jundiaí: Estação Geek reúne centenas de jovens
O serviço é uma videoconferência que faz uma triangulação de conversa, ou seja, intermedia a comunicação entre intérprete, surdo e ouvinte, a partir de uma central de tradução simultânea, por meio de um tablet ou computador. A Coordenadoria conheceu a tecnologia através da 14ª Feira Internacional de Tecnologia em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade (Reatech), de que o órgão participou com expositor pela primeira vez.
Dois aparelhos estarão disponíveis para teste na Prefeitura de Jundiaí por três meses. “A nossa intenção é que vejam a importância desta tecnologia e, também, implantar no município”, explica o responsável pela Coordenadoria, Reinaldo Fernandes.
O sistema foi apresentado pela coordenadora do ICOM, Andrea Venancino, na Diretoria de Regulação, Avaliação, Auditoria e Controle (DRAAC), da Secretaria de Saúde. No setor, um dos funcionários, Juliano Foelkel Sovietto, tem deficiência auditiva e ficará com um dos aparelhos durante o trabalho.
A servidora municipal Eliana Cássia Ferreira trabalha com Juliano há dois meses. Ela fez curso básico de Libras (língua brasileira de sinais) e conta que conseguia se comunicar pouco com Juliano. “Não conseguia conversar com ele sobre detalhes técnicos”, disse. Eliana também comentou sobre a importância do aparelho. “O Juliano será mais independente, e a equipe de trabalho pode até conhecê-lo melhor”, comemorou. O intérprete oficial da Prefeitura de Jundiaí em língua de sinais, Alcebíades Nascimento Júnior, foi com Juliano em reuniões técnicas.
Segundo a assessora de diretoria da AME, Rosana Dias, Jundiaí é uma das primeiras cidades a utilizar o sistema. “Nessa região a cidade é pioneira”, disse.
A próxima etapa é levar a tecnologia como caixa holográfica para os Jogos Regionais, de 1º a 11 de julho, em Jundiaí.
Assessoria de Imprensa
Foto: Alessandro Rosman
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial
Baixe as fotos desta notícia na resolução original