Plano de Segurança e Cidadania é debatido na região do Engordadouro

Publicada em 26/05/2015 às 14:41

O Plano Municipal de Segurança Pública e Cidadania foi debatido por moradores da região do Engordadouro, em audiência realizada nessa segunda-feira (25), na Emeb Fábio Rodrigues Mendes. O encontro também abrangeu os bairros do Traviú, Poste, Água Doce, Bom Jardim e Tulipas.

Dentre os presentes, estava o presidente da Câmara Municipal, vereador Marcelo Gastaldo, morador na região. Para ele, a participação da população é fundamental. “Enquanto representante do povo, recebo muitas reclamações nas questões que envolvem a segurança. Por isso é uma grande oportunidade abrir esse espaço para o debate”, afirmou.

LEIA TAMBÉM
Aglomeração cobra monitoramento do Governo do Estado
Região da Vila Rio Branco debate o Plano de Segurança e Cidadania
Região do Caxambu debate Plano de Segurança Pública e Cidadania

Plano foi apresentado para moradores da região do Engordadouro

Plano foi apresentado para moradores da região do Engordadouro

Segundo Gastaldo, pedidos de moradores podem ser transformados em pequenas ações e, com isso, inibir a criminalidade. Ele cita como exemplo a troca de iluminação ou o corte de mato.

Gustavo Nardo deve se mudar para a região no próximo mês, mas, quando ficou sabendo da audiência, decidiu participar. O futuro morador é presidente da associação de moradores do loteamento em que está construindo sua casa e disse ser o momento de estreitar laços com o poder público. “Temos várias ocorrências que nem sempre chegam às autoridades policiais, porque são pequenos furtos, por exemplo, mas que com pequenas ações ao entorno do loteamento podem ter fim”, disse.

Ele disse ser de extrema importância essa abertura do poder público em ouvir as reivindicações e sugestões para o Plano.

Participaram da audiência representantes da Guarda Municipal, Defesa Civil, Secretaria de Serviços Públicos, Secretaria de Transportes, Coordenadoria do Trabalho, Emprego e Renda e do Conselho de Segurança Japy Jundiahy.

Essencial
As audiências fazem parte do processo de implantação do plano, que tem como eixo condutor a integração entre as forças de segurança, administração pública e sociedade. Para que os moradores possam ter maior participação nos encontros, o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) modificou as datas e as audiências serão às segundas e quartas-feiras.

Segundo José Carlos Pires, coordenador-executivo do GGIM, os encontros foram divididos por regiões, de acordo com a aproximação geográfica, para facilitar o deslocamento da população e também ouvir sugestões e contribuições dos moradores de todos os bairros de Jundiaí.

A próxima audiência será nesta quarta-feira (27), às 19h, na Emeb Profª Maria Angélica Lorençon, no Corrupira.

O plano
Constituído de 10 desafios e 35 metas, o plano prevê a ampliação do sistema de videomonitoramento em parceria com o Governo do Estado. Chamado de Muralha Virtual, o objetivo é de que as câmeras atendam não só Jundiaí, mas todas as cidades que fazem parte da Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ).

Outra meta é a instalação da Delegacia da Polícia Federal em Jundiaí, assim como o Departamento de Polícia do Interior (Deinter) e o Comando de Policiamento do Interior (CPI), ambos da Polícia Militar.

Kadija Rodrigues
Foto: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/05/26/plano-de-seguranca-e-debatido-na-regiao-do-engordadouro/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original