Secretaria de Saúde investe no atendimento ao cidadão
Publicada em 27/08/2015 às 17:31A Secretaria de Saúde está ampliando e modernizando o serviço de atendimento aos munícipes para recebimento de reclamações, denúncias, elogios, críticas e sugestões. O serviço Fale Saúde está sendo substituído pela Ouvidoria SUS, um canal de comunicação mais moderno e informatizado, que deve melhorar e agilizar o tempo de resposta ao cidadão.
O novo canal está sendo estruturado de acordo com o sistema nacional de ouvidoria do Ministério da Saúde, que prevê a prestação desse serviço por meio de carta, internet, telefone e atendimento presencial. Para isso, o departamento ganhou mais funcionários e um espaço físico maior, no térreo do Paço Municipal.
LEIA TAMBÉM
Fórum apresenta pesquisas da FMJ e Esef
Saúde abre inscrição para vagas em aberto no Comus
Com ações nos bairros, Semana do Idoso começa no dia 17 de setembro
Além de ser um canal de comunicação entre a Secretaria de Saúde e o cidadão, a Ouvidoria também será ferramenta de gestão e estratégia, além de um meio para a população participar da gestão da saúde. “O sistema permite a formulação de relatórios, que vão nos orientar na construção de ações e investimentos dos serviços de saúde”, destacou o secretário de Saúde, Luís Carlos Casarin. “Além disso, o sistema tem integração em nível nacional.”
Segundo Casarin, a expectativa é que, com o novo sistema, a Secretaria consiga dar 100% de retorno ao cidadão, e de forma mais rápida. “Como o sistema estará ligado com toda a rede, as demandas vão direto à unidade responsável, o que agiliza a resposta.”
Nesta quinta-feira (27), os gerentes de unidades de saúde e coordenadores de serviços da rede municipal participaram de um treinamento para implementação do novo serviço, com o coordenador de Descentralização da Secretaria de Estado da Saúde, Luis Carlos Pereira da Silva.
“O sistema informatizado Ouvidor SUS vai agilizar e dinamizar os encaminhamentos e respostas ao cidadão. Além de padronizar os relatórios gerenciais”, disse o coordenador. Luis Carlos mostrou para a equipe de Saúde de Jundiaí como funciona o sistema e falou sobre a importância e a necessidade da ouvidoria.
A Ouvidoria SUS de Jundiaí terá o nível 1, o mais alto de integração do sistema. No Estado de São Paulo, apenas 42 cidades estão nesse nível. E na regional de saúde (DR7 Campinas), é a quarta cidade a implementar a ouvidoria nesse nível.
A Ouvidoria SUS atende nos telefones 4589-8727 e 4589-8406, pelo e-mail: ouvidoriasus@jundiai.sp.gov.br, ou ainda pessoalmente, no térreo do Paço Municipal.
Niza Souza
Fotos: Cleber de Almeida
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
01/07/2024
Jundiaí integra mais dois municípios à Rede de Cidades das Crianças
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
Baixe as fotos desta notícia na resolução original