Com ações nos bairros, Semana do Idoso começa no dia 17 de setembro

Publicada em 25/08/2015 às 15:59
Semana do Idoso vai de 17 a 26 de setembro

Semana do Idoso vai de 17 a 26 de setembro

A 18ª Semana Municipal do Idoso, promovida pela Prefeitura de Jundiaí e pela Coordenadoria do Idoso, vai ser realizada este ano de 17 a 26 de setembro e vai contar com a parceria de diversas secretarias, entre elas Saúde, Educação, Assistência e Desenvolvimento Social (Semads), Cultura e Esportes e Lazer. Além disso, terá participação de entidades da sociedade civil, como a Associação dos Aposentados e Pensionistas de Jundiaí e o Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa (Comdipi).

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA POR DATA E POR LOCAL

Nos últimos anos, a Coordenadoria do Idoso vem trabalhando para descentralizar as ações e ampliar a programação nos bairros, para facilitar o acesso de todos os moradores. No ano passado, durante o evento, foram realizadas mais de 50 atividades, a maioria nas unidades de saúde. Em 2013, nove UBSs participaram do evento. No ano passado, foram mais de 20 unidades.

“A expectativa é aumentar ainda mais a participação. Incentivamos as unidades de saúde a promoverem ações voltadas para esse público. Com isso, atingimos um número maior de pessoas, porque muitos idosos não se deslocam para atividades no Centro”, destaca a titular da Coordenadoria do Idoso, Cláudia Sartori.

Uma das novidades este ano é a parceria com a Secretaria de Cultura, que levará a peça “Senhor Dodói”, da Companhia de Teatro de Jundiaí, para apresentações em algumas unidades de saúde nos bairros.

LEIA TAMBÉM
Simpósio sobre Patrimônio começa nesta quarta-feira (26)
Conferência vai discutir participação das mulheres na sociedade

“Tivemos uma primeira experiência levando um grupo da terceira idade ao Polytheama para ver a peça, com grande sucesso. Agora, vamos usar o atributo da portabilidade do espetáculo para levá-lo para locais de mais fácil acesso. É uma peça divertida, para todas as idades”, diz a diretora de Teatros, Heloísa Oliveira.

Programação central
A programação central começa na quinta-feira (17), às 8h30, com o Sarau da Convivência, no clube Grêmio C.P. (rua Rangel Pestana, 334, Centro). O evento é aberto a idosos sem necessidade de inscrições.

Na sexta-feira (18), também às 8h30, representantes do Ministério da Saúde estarão em Jundiaí para o lançamento da “Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa”. E, no sábado (19), será o Baile Especial da Semana do Idoso, a partir das 13h30. Os dois eventos ocorrem no Centro de Convivência do Idoso (Criju), no Complexo Argos.

No domingo (20), às 9h, com apoio do Comdipi, o Parque da Cidade recebe a atividade “Práticas mente e Corpo”, com alongamento, controle da pressão arterial, peso, caminhada e piquenique. O ponto de encontro é no Jardim Japonês.

Encerrando a programação central, no dia 23 (quarta-feira), às 18h, ocorre o Concurso Miss e Mister, organizado pela Secretaria e Esportes e Lazer, com animação da banda São João Batista, na Associação dos Aposentados (rua XV de Novembro, 1.336, no Centro). “Esse evento já é tradicional na e a partir desse ano passa a integrar a programação da Semana do Idoso, enriquecendo o evento”, ressalta Cláudia.

A programação nas unidades de saúde, nos centros esportivos e no CRAS começa na segunda-feira (21) e vai até o sábado (26). Estão programados passeios, palestras, apresentações artísticas, oficinas de culinária, bailes, dança circular, aulas de ginástica, e outras atividades.

Algumas escolas municipais também estão programando atividades, como a Emeb Profa. Maria Tereza A.P. Nogueira, no Jardim Califórnia, que terá, na sexta-feira (4), às 14h, uma apresentação do Coral do Criju, seguida de palestra sobre envelhecimento e convívio social.

Niza Souza


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/08/25/semana-do-idoso-vai-serrealizada-de-17-a-26-de-setembro/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original