Jundiaí vai ganhar escritório da Junta Comercial
Publicada em 25/02/2016 às 16:14Jundiaí acaba de conquistar mais uma vitória – inédita – em toda a história do município. Por meio de uma articulação entre o Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região (Sincomércio), secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Junta Comercial do Estado de São Paulo e com total adesão do prefeito Pedro Bigardi, foi concedida à cidade o benefício do primeiro escritório da Junta em Jundiaí. A data da inauguração está sendo acertada com o Governo do Estado.
LEIA TAMBÉM
PAT de Jundiaí abre inscrições para Programa Aprendiz da Mahle
Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação elege diretoria de 2016
Conhecido como o “Poupatempo dos empreendedores”, o futuro escritório vai abrir, fechar e fazer alterações em empresas de qualquer ramo de atividade em até 24 horas. E mais: para quem abrir uma empresa, além do CNPJ, o interessado já sai com o número da Inscrição Estadual.
Atualmente, o mesmo procedimento é recebido e encaminhado aos escritórios da Junta em Campinas ou São Paulo pelo mesmo Sincomércio, que atua como um posto de acolhimento e acompanhamento das demandas locais.
“A instalação do escritório da Junta Comercial é um grande avanço para Jundiaí. Vai proporcionar agilidade na condução de documentos que antes dependiam de São Paulo e Campinas”, disse o prefeito Pedro Bigardi.
Uma das exigências do órgão estadual era que a Prefeitura cedesse quatro funcionários de carreira para composição do atendimento no escritório, obrigatoriamente com formação bacharelada em direito, economia, contabilidade e administração – o que foi prontamente atendido pela administração. Atualmente, os profissionais cedidos passam por extenso curso de formação com duração de 45 dias, em São Paulo.
“O Sincomércio vai disponibilizar um espaço de 300 metros quadrados no primeiro andar da nossa sede. A expectativa é contarmos com os quatro funcionários da Prefeitura, outros dez do Sindicato, e com previsão de atingirmos 20 atendentes em pouco tempo”, adianta o presidente da instituição, Edson Maltoni, que prevê um atendimento a questões de toda região.
“Uma Junta Comercial na cidade facilita, e muito, a instalação, fechamento e alteração de empresas no que compete ao documental. É uma independência inédita das cidades de São Paulo, Campinas e Indaiatuba, e ratifica a importância econômica de Jundiaí em todo Estado. Como contrapartida, a Prefeitura cede técnicos gabaritados e de experiência comprovada, apostando na relevância da empreitada”, crava o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Marcelo Cereser.
“O pedido para abertura do escritório teve início há dois anos, e, naquele momento, eles não estavam concedendo abertura em nenhuma cidade porque julgavam suficiente o número dessas repartições pelo Estado. Ocorre que, entre outubro e setembro de 2015, sentimos um aumento significativo da demanda no Sincomércio, o que balizou um levantamento que endossou novo pedido, feito em fins de setembro”, lembra Maltoni.
Thiago Secco
Fotos: Arquivo PMJ
-
21/11/2024
Sebrae de Presidente Prudente visita Jundiaí Empreendedora e reforça a importância de projeto
-
13/11/2024
Ação de empregabilidade reúne grandes empresas com oportunidades de emprego
-
11/11/2024
Emprego: mais de 5 mil vagas no portal Jundiaí Empreendedora
-
06/11/2024
Iniciativa da Prefeitura visa empregar pessoas em situação de vulnerabilidade
Baixe as fotos desta notícia na resolução original