Crianças plantam árvores nativas na Emeb Duílio Maziero
Publicada em 17/03/2016 às 17:17A manhã ensolarada desta quinta-feira (17) foi diferente para as crianças da Emeb Duílio Maziero. Os alunos participaram do plantio de 45 árvores na escola por meio do projeto Escola Verde, uma parceria entre a Secretaria de Educação, Secretaria de Serviços Públicos (Jardim Botânico) e a DAE.
“A oportunidade de contribuir com o meio ambiente é muito legal. Adorei a atividade”, disse a estudante Erica Paola Ferreira Costa, de 9 anos, que plantou ao lado dos colegas uma muda de Cabreúva. Assim como ela, Thiago Aguiar Mello, também de 9 anos, gostou da experiência. “As árvores diminuem a poluição, são boas para a cidade e todo o ambiente”, comentou.
LEIA TAMBÉM
Estão abertas as inscrições para as creches
Prefeito inaugura mais uma escola no Vetor Oeste
Prefeito inaugura quadra coberta da escola Luiz Biela
As árvores nativas foram plantadas em uma área de preservação permanente da escola. “Não poderia ser dado outro destino ao espaço que não fosse a recuperação do ambiente”, explicou o engenheiro florestal do Jardim Botânico, Thiago Pinto Pires.
Segundo ele, que falou com os alunos sobre a importância do plantio de árvores, espécies nativas e preservação, o processo de educação ambiental é contínuo. “Esse contato com a natureza, o plantio das árvores já traz às crianças informações importantes, para que elas entendam o que é proteger a natureza e a conservação da vida silvestre.”
A diretora da Emeb, Rosana Facccioni, contou que a unidade atende 350 crianças, sendo três salas de ensino fundamental e uma de ensino infantil. Segundo ela, a Emeb tem há 11 anos um projeto de educação ambiental chamado “Verde que Te Quero Verde – Um Sonho Sustentável”. “Em sala de aula desenvolvemos diferentes conteúdos. A atividade realizada hoje é um importante complemento.”
Escola Verde
O projeto tem como objetivo implantar, ampliar e conservar espécies arbóreas nativas nas unidades escolares. Desde o início do projeto, em 2014, já foram plantadas 808 mudas de árvores, de 90 espécies diferentes, pertencentes a 24 famílias botânicas, procedentes do viveiro de mudas do Jardim Botânico. Dessas, 15 estão em categorias de risco de ameaça de extinção.
Além disso, o projeto capacitou mais de 1.500 profissionais ligados à Secretaria de Educação, entre eles professores, agentes de desenvolvimento infantil, coordenadores pedagógicos e diretores. No processo de capacitação de profissionais da educação e plantio nas escolas foram envolvidos mais de 13 mil alunos.
De acordo com supervisora de educação ambiental, Claudete Formis, a ideia do projeto é também ampliar a cobertura verde das escolas e da cidade. “Trabalhamos tanto com os alunos quanto com os professores a questão do patrimônio natural que temos na cidade”, disse. Segundo ele, mais de 50 escolas já receberam o plantio e a expectativa é de que, até o final desse ano, todas as 112 escolas da rede municipal sejam atendidas pelo projeto.
Luana Dias
Fotos: Cleber de Almeida
-
19/11/2024
Jundiaí participa de encontro sobre avanços e perspectivas com integrantes da Rede Urban95
-
15/11/2024
Agência Reguladora define reajuste de 8,28% nas contas de água e esgoto
-
15/11/2024
DAE Jundiaí abre Concurso Público para preenchimento de sete vagas
-
13/11/2024
Relatório de Sustentabilidade da DAE chega à quarta edição
Baixe as fotos desta notícia na resolução original