Procon foca na melhoria da qualidade dos serviços prestados
Publicada em 24/02/2017 às 13:53Partindo do princípio de que o serviço de atendimento direto à população é prioridade dentro da Administração Pública, o Procon não é, nem pode ser, apenas, um grande “balcão de atendimento”. As atribuições do órgão são maiores do que isso. A instituição pretende trabalhar, também, no sentido de difundir informações, orientações e conhecimento sobre proteção ao consumidor para a população e para os empresários. Todos precisam participar dessa agenda, que é de toda a sociedade.
Usar melhor os recursos disponíveis é algo absolutamente fundamental para que o órgão consiga, de fato, fortalecer a sua atuação e obter resultados mais amplos e efetivos à população. Maior racionalidade dos serviços e maior efetividade na resolução dos conflitos: essa é a linha de trabalho proposto para o Procon, no que diz respeito ao atendimento à população.
Dentro dessa agenda de mudanças, estabelecendo prioridades e com foco na melhoria da qualidade dos serviços prestados, o Procon Jundiaí adota as seguintes medidas:
- Diariamente, os consumidores são orientados e estimulados a fazer uso do sistema público online de registro de reclamações consumidor.gov.br, mantido pela Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça, que tem alcançado uma média de 80% de resolutividade das reclamações dos consumidores, num prazo médio de oito dias. O sistema é simples, rápido e efetivo – exatamente como deve ser um serviço público de qualidade;
- A partir de 1º de Março, caberá ao próprio consumidor a postagem das cartas aos fornecedores, o que representará, ao mesmo tempo, uma economia de custos significativa para o município e uma significativa redução do tempo médio de espera dos consumidores pelas respostas dos fornecedores;
- Também a partir de 1º de Março, terá início a implantação do sistema de senhas programadas, que permitirá um melhor controle do fluxo de atendimentos aos consumidores nas dependências do Procon Jundiaí.
As mudanças não param por aí. A unidade está montando agendas para várias ações de Educação para o consumo e Educação Financeira que, certamente, são grandes aliados para prevenir problemas de consumo.
Nova gestão
A atual gestão da Prefeitura de Jundiaí vem centrando seus esforços em implantar uma forma renovada de administrar a cidade, capaz de integrar diversas ações, de modo a garantir aquilo que é realmente importante: entregar serviços de qualidade aos cidadãos.
Eliminar desperdícios, reequilibrar as contas públicas e recolocar a cidade no rumo do crescimento econômico e da inclusão social requerem escolhas difíceis, mas inadiáveis, exatamente como as famílias fazem em seus lares, diariamente. Antes de tudo, é preciso cortar custos e estabelecer prioridades, usando melhor os recursos.
Assessoria de Imprensa
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