Museu e jardins do Solar do Barão poderão ser visitados virtualmente
Publicada em 18/07/2017 às 17:13 A exemplo de grandes museus do mundo, como o Museu do Louvre (Paris), a Capela Sistina (Vaticano) e o Museu do Amanhã (Rio de Janeiro), o Museu Histórico e Cultural de Jundiaí e os jardins do Solar do Barão poderão ser visitados virtualmente, por meio de computadores, smartphones e tablets. A captação, catalogação e edição das imagens estão sendo realizadas sem oneração aos cofres públicos, por uma parceria público-privada da Unidade de Gestão de Cultura, através do Departamento de Patrimônio Histórico.LEIA TAMBÉM
Coral Municipal abre inscrições para voluntários nesta segunda-feira (17)
Um dos responsáveis pela startup executora do projeto, James Dubosas, explica a escolha pelo Museu. “Em vista da reforma do espaço e dos jardins e o crescimento das visitas, a ideia é permitir a todos frequentar o local, seja quem mora longe, seja quem possui alguma limitação física. Eu visitava este espaço na infância e quando soube da reabertura, logo imaginei a execução do projeto aqui”.
O visitante virtual poderá adentrar ao Museu e analisar, em 360°, todos os ambientes captados, dando zoom sobre os detalhes que mais lhe interessarem. A plataforma permite, inclusive, a integração com o Google Street View, de modo que, por exemplo, o internauta pode começar a visita no calçadão da rua Barão de Jundiaí e entrar no museu. As previsões para a disponibilização do material são para até o fim deste semestre e o projeto pode ser estendido a outros equipamentos históricos e culturais da cidade.
Para o diretor de Patrimônio Histórico, William Paixão, a iniciativa engloba diferentes áreas do conhecimento e permite à História se reinventar para poder obter longevidade. “Assim Jundiaí proporciona experiência que permita ao visitante uma imersão semelhante ou superior em relação a uma visita ao vivo. Experiências interativas, que antes estavam restritas apenas às altas tecnologias como os vídeos games, por exemplo, estão agora ao alcance das mãos de todos”, comemora Paixão.
Visitação
O Museu fica na rua Barão de Jundiaí, nº 762, Centro, e seu horário de funcionamento é de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, com horário estendido, das 9h às 16h.
As agendas culturais completas do Museu Histórico e Cultural de Jundiaí e de todos os demais equipamentos culturais da cidade podem ser consultadas no Aplicativo Jundiaí, que é uma ferramenta para facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços da Prefeitura e pode ser baixado em qualquer smartphone Android ou iPhone.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
-
24/11/2024
Festa da Uva 2025: Rainha e Princesas serão escolhidas na terça-feira (26)
-
23/11/2024
Jundiaí celebra a literatura e premia 20 escritores em concurso
-
22/11/2024
Fábrica Japy recebe espetáculo “Robin Hood” da Cia. de Teatro neste sábado (23)
-
22/11/2024
Candidatas à Corte da Uva 2025 iniciam ensaios para a eleição de rainha e princesas
Baixe as fotos desta notícia na resolução original