Emeb no Corrupira recebe aula inaugural sobre guarda responsável
Publicada em 22/02/2018 às 12:43Os alunos do 3º ano da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Maria Angélica Lourençon, no bairro do Corrupira, foram os escolhidos para receber a aula inaugural sobre guarda responsável de animais, realizada pela equipe do Departamento de Bem Estar Animal (DEBEA) em parceria com a Unidade de Gestão da Educação (UGE). O trabalho educativo, iniciado no ano passado, tem por objetivo formar gerações com responsabilidade para com os animais, evitando a procriação descontrolada e o abandono.
Com dois gatos em casa, Isabela Ferrari, 8 anos, reconhece a importância de castrar os animais. “Um gato é castrado, o outro ainda não. Minha mãe falou que logo teremos que levar o outro também para castrar, para que não fiquem doentes quando ficarem velhos. Temos que cuidar dos nossos bichinhos, dar comida, alimento e carinho. E eles retribuem”, conta a menina.
LEIA TAMBÉM
Escolas municipais têm inglês para crianças de 4 e 5 anos
Camila Atanazzio, 8 anos, tem dois cachorros em casa e os mantém soltos no quintal. “Quando saio para passear com eles, o meu pai vai junto porque eles são fortes e podem escapar. As pessoas precisam cuidar direito dos animais de estimação, dar carinho, casa e atenção. É muita maldade quem solta bicho na rua”, lamenta a estudante.
De acordo com a coordenadora do projeto educacional da UGE, Walkiria Plaza Nunes, o trabalho educativo aborda vários aspectos sobre o cuidado com animais. “Abordamos o bem estar do animal e todos os cuidados que devem ser tomados para que eles, que dependem totalmente de seus proprietários, tenham vida de qualidade, com saúde e proteção. As crianças são disseminadoras de conhecimento em casa. “, garante.
No ano passado, o projeto educacional percorreu oito escolas, em seis meses, com abrangência de 1,1 mil alunos. Neste ano, o cronograma estará definido e iniciado a partir da segunda quinzena de março, segundo a diretora do DEBEA, Alessandra Benedetti. “A aula inaugural marca a retomada do trabalho já iniciado no ano passado, de conscientização e orientação sobre o cuidado responsável com os animais de estimação. E também serve para a divulgação dos serviços oferecidos pelo DEBEA com atendimento gratuito em consultas e exames para a população de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social, além das castrações que devem ser solicitadas via 156. O número de atendimentos foi ampliado em 10% em relação ao ano de 2016.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
-
19/11/2024
Jundiaí participa de encontro sobre avanços e perspectivas com integrantes da Rede Urban95
-
13/11/2024
Programas municipais inspiram a visita de comitiva de Bauru
-
12/11/2024
Veja o que abre e fecha nos feriados da Proclamação da República e da Consciência Negra
-
08/11/2024
Inscrições gratuitas para o Centro de Línguas começam na segunda (11)
Baixe as fotos desta notícia na resolução original