Segurança reforça sua atuação integrada e eficiente junto à Crim
Publicada em 12/12/2018 às 17:09A implantação de novas tecnologias e procedimentos de ação em inteligência visando a redução dos índices de criminalidade a partir da integração entre forças de segurança pública e principalmente cidades de mesma região metropolitana, possibilitou há seis anos a criação da Central Regional de Inteligência e Monitoramento (Crim), com a participação inicial e pioneira de cinco cidades, dentre elas Jundiaí.
Para acompanhar a apresentação final dos trabalhos realizados em 2018, o titular da Unidade de Gestão de Segurança Municipal (UGSM), Paulo Sérgio de Lemos Giacomelli Stel (Jacó), esteve em Indaiatuba (SP), acompanhado por profissionais especializados que atuam junto ao setor de Inteligência da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), para receber as homenagens e os agradecimentos do secretário de Segurança Pública desta cidade, Alexandre C. Guedes Pinto, e o coordenador da Crim, William Barbanera.
LEIA TAMBÉM
Guarda Municipal de Jundiaí é homenageada pela CPTM

Gestor de Segurança ressalta que a Guarda Municipal de Jundiaí é referência pelo seu empenho e profissionalismo
“As atividades efetivadas pelo Crim contribuem para a aplicação de planos específicos em segurança pública, bem planejados e executados, graças à atuação de profissionais em seus respectivos municípios. A integração torna-se cada vez mais viável e forte, uma vez que quanto mais as cidades estiverem integradas, em tempo real, maiores serão as possibilidades de combate à criminalidade: o cerco aos infratores vai se fechando. Neste sentido, a Guarda Municipal de Jundiaí conta com o sistema OCR, um grande aliado no setor de Inteligência: ferramenta de alta tecnologia que permite a leitura ótica dos caracteres das placas dos veículos que adentram a cidade e possam acusar irregularidades, como é o caso dos veículos adulterados, clonados – os dublês”, destacou o gestor.
A interligação entre as cidades que fazem parte do Crim permite que o alarme sonoro disparado pelo sistema OCR e o visual do veículo em questão aconteça simultaneamente nos centros de operações das cidades envolvidas na ocorrência, assim que um veículo suspeito é detectado. A informação é passada automaticamente em tempo real para todas as Guardas Municipais que fazem parte da Crim. Resultado: a interligação profissional entre os setores de monitoramento, criando dessa forma uma rede compartilhada de dados que bloqueia a ação dos criminosos. As reuniões com as equipes de Inteligência, Operacional e TI de cada município membro acontecem mensalmente, com o intercâmbio de informações que acontece diariamente em tempo real.
Atualmente, estão interligadas as cidades de Artur Nogueira;, Atibaia, Caieiras, Campinas, Cordeirópolis, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Itu, Itupeva, Jaguariúna, Jundiaí, Limeira, Louveira, Monte Mor e Nova Odessa.
Assessoria de Imprensa GMJ
Foto: GM Guerino
-
06/05/2025
Torre de Segurança reforça vigilância e já mostra resultados em Jundiaí
-
27/03/2025
Em atividade do ‘Ludicidadania’, estudantes têm manhã especial com o Canil da Guarda Municipal
-
15/03/2025
Qualidade e segurança atraem os consumidores às feiras livres e varejões da cidade
-
11/03/2025
Dia da Mulher: Sala Glória Rocha vira palco de mais uma homenagem às mulheres servidoras
Baixe as fotos desta notícia na resolução original