Nota Oficial da Unidade de Gestão de Cultura
Publicada em 06/06/2020 às 17:24A Prefeitura de Jundiaí, através da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), lamenta o incêndio ocorrido na madrugada deste sábado (06) no interior da Casa de Chaves, um imóvel histórico pertencente ao governo federal e localizado dentro do Complexo Fepasa.
Embora tal prédio, datado do final do século 19, esteja sob responsabilidade da concessionária Rumo Logística, a Prefeitura de Jundiaí reconhece seu valor e a necessidade da preservação de espaços como esse para a manutenção cultural e histórica de Jundiaí.
A UGC, por meio do Departamento de Patrimônio Histórico e Cultural e seus outros departamentos, tem realizado inúmeras ações para a preservação histórica do município, especialmente durante o mês de agosto, nos últimos três anos dedicado a ser o Mês do Patrimônio Histórico.
Dentre as ações realizadas estão a criação da Rota Turística do Centro Histórico, o Caminhos do Centro Histórico, o Patrimônio 360º e o Passaporte Cultural Guardiões do Patrimônio (que está concorrendo ao Prêmio Rodrigo Melo de Andrade, promovido pelo IPHAN), entre outras, além de obras de restauração, como a recuperação do acervo da pinacoteca, a obra aprovada pelo Compac para o Centro das Artes, o recente anúncio para a recuperação do viaduto São João Batista (um dos mais antigos do município), além do projeto em fase de aprovação para a revitalização do Complexo Fepasa.
Devido à lamentável ocorrência, a UGC registrou Boletim de Ocorrência contra depredação de patrimônio histórico para apuração das causas e responsabilidades por este triste episódio.
Assessoria de Imprensa
-
11/05/2025
Cultura abre inscrições para credenciamento de uso das salas de espetáculo municipais
-
10/05/2025
Cultura promove apresentação de oficinas e abre novas vagas no Vista Alegre e bairro dos Fernandes
-
10/05/2025
Cultura convida artistas para encontro de diálogo e conexões na Sala Glória Rocha
-
09/05/2025
Novas exposições trazem os contemplados do edital da ExpoArtes e das oficinas promovidas pela Cultura