Jundiaí é primeiro lugar em ranking de Desenvolvimento Sustentável
Publicada em 23/03/2021 às 19:49Jundiaí ficou em primeiro lugar entre as cidades com mais de 350 mil habitantes no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR), lançado nesta terça-feira. Com dados variados, que vão da economia à sustentabilidade, o índice analisa cidades brasileiras em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) formulados pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Em pontuação que vai de 0 a 100, Jundiaí teve destaque em diferentes ODSs, como “Consumo e produção responsáveis” (100), “Vida na água” (100), “Energia limpa e acessível” (99,86), “Ação contra a mudança global do clima” (92,43), entre outros. Ao todo, a ONU formulou 17 objetivos a serem perseguidos pelas cidades, ligados à sua Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável.
Para o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, o destaque em um ranking que analisou cidades de todo o Brasil mostra que a administração municipal tem tomado as decisões corretas. “Colocamos Jundiaí no rumo certo, crescendo e se desenvolvendo, mas sem deixar de olhar para a sustentabilidade, com respeito ao meio ambiente”, observa Luiz Fernando. “Conquistar esses bons números vai ao encontro de nosso objetivo, para os próximos anos, que é internacionalizar Jundiaí.”
De 770 cidades analisadas, apenas 16 tiveram notas superiores a Jundiaí – todas elas com populações inferiores a 350 mil habitantes.
“O forte investimento em governança que fizemos nos últimos anos possibilitou uma gestão mais eficiente e que fossem assegurados os melhores resultados das políticas públicas para a população de nossa cidade”, explica o gestor de Governo e Finanças de Jundiaí, José Antonio Parimoschi.
Dados e transparência
Para que qualquer munícipe tenha acesso aos dados relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), a Prefeitura de Jundiaí lançou recentemente a nova versão do Observatório Jundiaí, ferramenta de transparência com 300 indicadores que revelam as condições sociais, econômicas e outras dimensões da cidade, como dados de Saúde, Educação, Transporte, Segurança, Economia, entre outros. O trabalho foi desenvolvido pela Unidade de Gestão de Governo e Finanças. Inclusive, o munícipe poderá acessar os ODS no portal do Observatório.
Assessoria de Imprensa
Foto: fotógrafo PMJ
-
04/11/2024
Alunos de EMEBs participam do projeto Gota D´Água, do Consórcio PCJ
-
10/11/2023
Modelo de administração de Jundiaí é destaque em workshop sobre ODS
-
05/01/2023
Descartes em ecopontos aumentam mais de 7% em um ano
-
16/07/2022
Estão abertas as inscrições para o Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA)