Consultório na Rua atua em protocolo intersetorial de atendimento à população de rua no Município
Publicada em 03/11/2021 às 10:09Como parte do novo protocolo intersetorial para o atendimento da população em situação de rua, principalmente nas regiões Central e de bairros como a Ponte São João e Jardim São Camilo, a equipe do Consultório na Rua vem atuando na abordagem espontânea nos territórios, além do atendimento de chamados e atuação em cenas de uso de álcool e outras drogas. A proposta do novo protocolo é permitir que os diversos atores da rede possam articular o acesso dos usuários aos serviços oferecidos pelos Sistemas Únicos de Saúde (SUS) e de Assistência Social (SUAS).
O Consultório na Rua está vinculado à Coordenação de Saúde Mental da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) e sua equipe é composta por enfermeiros, médicos (clínicos e psiquiatras), agente social de saúde e psicólogo.
Também atuam pelo protocolo intersetorial as equipes do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD III) e Unidades de Acolhimento, pela UGPS, e Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) e Centro Pop, da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), além da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) e da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP).
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A equipe de Consultório na Rua atua de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e tem realizado cerca de 350 atendimentos mensais, das quais 70 trata-se de usuários com acompanhamento regular. Entre os atendimentos oferecidos, estão desde as ofertas de insumos para redução de riscos e agravos à saúde, controle epidemiológico, auxílio na campanha de imunização, consultas médicas clínicas e enfermagem, além do acesso a exames, procedimentos e demais serviços da rede.
No período das ações do programa, através da aplicação de questionário e autodeclaração por parte dos abordados, 60% declararam o uso de substâncias psicoativas. Em geral, os atendidos apresentam também histórico de rompimento dos vínculos sociais, afetivos e familiares, e a minoria (somente 19%) afirmam ter vínculos com familiares do Município.
O coordenador da equipe, Ilson Santos, explica as frentes de atuação do programa. “Atuamos basicamente em cinco frentes, de situações de vulnerabilidades sociais, que são: a mediação de conflitos comunitários; atenção às mulheres; atuação junto a usuários de substâncias psicoativas; questões relacionadas à prevenção e diminuição de agravo de riscos sociais na adolescência; e atuação nas possibilidades de inclusão social e geração de renda, por meio da inclusão no mundo do trabalho”.
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Ilson explica ainda que as equipes atuam no levantamento de dados sobre os territórios, incluindo também bairros como Jardim Fepasa, Sorocabana e Ivoturucaia, para a elaboração de diagnósticos e desenvolvimento de estratégias e cuidados nessas cinco frentes.
Sempre que alguém se deparar com pessoas em situação de rua ao longo do dia, a orientação é que sugira o encaminhamento para o Centro Pop. Já durante a noite, até as 22h, indica-se que seja feito contato com a equipe de abordagem social pelo telefone (11) 98531-0146. Após esse horário, o telefone indicado é o 153 da GMJ. Já em casos em que for identificada intoxicação ou ocorrências de risco à vida da pessoa em situação de vulnerabilidade, o SAMU poderá ser acionado pelo telefone 192.
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Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
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