Práticas complementares integram serviços oferecidos pelas UBS de Jundiaí
Publicada em 18/07/2022 às 15:19A fim de investir em atividades preventivas e tratamentos complementares para a população, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade oferecem grupos de meditação, auriculoterapia, fisioterapia, dança circular, Lian Gong, uma prática chinesa de ginástica corporal, artesanato, alongamento, dentre outros.
As práticas fazem parte da proposta das Práticas Integrativas e Complementares (PICs) oferecidas pelos Núcleos de Apoio à Estratégia de Saúde da Família (NASF) na rede de Atenção Básica, e são organizadas para o atendimento aos usuários do equipamento da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS). Para alguns grupos, a participação é aberta ao público.
“As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade”, explica Andreia Pinto de Souza, diretora do departamento de Atenção Básica à Saúde.
Arte como prevenção
Na Nova UBS Maringá, localizada na Rua Casemiro de Abreu, 57 – Vila Alati, a aula de artesanato é um momento aguardado por participantes como Angelina Nair Delben, de 76 anos. Ela produz peças em crochê há cerca de três anos nas aulas que ocorrem todas às quartas, 14h, no quiosque da UBS. “Pra minha cabeça, é uma terapia. Sempre gostei de artesanato, então o momento de estar trabalhando nisso pra mim é terapêutico”, relata.
Nair, como é chamada pelo grupo, entrou no grupo de artesanato logo no início a convite de Vilma Belo Pereira, Agente Comunitária de Saúde e organizadora das aulas. “Quando um paciente passa pelo médico e reclama de alguma coisa, relata que não está conseguindo dormir, está muito nervoso, ele indica para vir aqui. As psicólogas também fazem esse direcionamento, a depender do quadro do paciente há indicação”, explica Vilma.
Segundo o grupo proporciona um momento de descontração na rotina e se torna até mesmo oportunidade de renda para alguns participantes, que vendem as peças de crochê produzidas. “A gente não só aprende, a gente bate papo, troca experiências, conta histórias de vida. Isso ajuda, pois a nossa saúde não é só física, mas mental e espiritual também.”
Oportunidades diversas para a saúde
Além do artesanato, outras práticas complementares acontecem na Nova UBS Maringá ao longo da semana, como o Lian Gong, às segundas-feiras, das 8h às 9h20, e o alongamento, às quintas-feiras, das 8h às 9h30. Mais informações podem ser obtidas pelo número 4589-0199.
Assessoria de Imprensa
-
14/11/2024
Saúde mental: iniciativas de Jundiaí são apresentadas em congresso brasileiro
-
12/11/2024
Novembro Azul: UBS Maringá leva informação e cuidado para bares do bairro
-
11/11/2024
Dengue e Covid-19: vacinas estão disponíveis nas UBSs e Clínicas da Família
-
11/11/2024
Novembro Azul: campanha reforça a importância do autocuidado masculino
Baixe as fotos desta notícia na resolução original