Agosto Dourado promove ações para conscientização sobre o aleitamento materno

Publicada em 25/07/2022 às 09:27

Jundiaí, a Cidade das Crianças, promove, por meio do Comitê do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância, o Agosto Dourado 2022, uma série de ações da Semana do Bebê e Semana do Aleitamento Materno.

A abertura da Semana do Bebê e Semana Municipal do Aleitamento Materno será no dia 1 de agosto, às 19 horas, no Teatro Polytheama, com a participação dos nove municípios pertencentes ao Comitê Regional do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância: Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba e Várzea Paulista. 

O evento, que tem como tema principal as práticas positivas para o cuidado integral da infância, contará com a palestra do médico pediatra Dr. Daniel Becker, com a Palestra S.T.E.P (abreviação de Support – Time – Education – Place, ou Apoio – Tempo – Educação e Lugar). Os ingressos para o público em geral estarão disponíveis no Sympla, no dia 31/08, a partir das 10h30. Os ingressos serão emitidos somente on-line.

“Jundiaí investe e promove ações para a promoção da primeira infância, que são os primeiros anos de vida de um cidadão e primordiais para o seu desenvolvimento. Nesta noite tão especial, com a participação de todos os municípios que fazem parte do Comitê, também lançaremos uma importante política pública, um pacote de ações da Primeira Infância Jundiaí, que também serão norteadoras para toda a região”, declara o prefeito Luiz Fernando Machado.

DESCRIÇÃO DA IMAGEM
Em uma sala com paredes pintadas de amarela, um mulher está sentada em uma poltrona branca, ela amamenta um bebê que está em seu colo.
Agosto Dourado abordará temas temas sobre Aleitamento Materno, Semana do Bebê, Dia da Infância e o Dia do Pai no Cuidado

Com o objetivo de facilitar o acesso da população, as atividades serão promovidas de maneira descentralizada e abertas ao público. Além das ações em escolas municipais e Unidade Básicas de Saúde, Centro de Referência de Assistência Social, entre outros. Também foi firmada parceria com o Sesc Jundiaí. 

“Neste ano, o tema será S.T.E.P – Support – Time – Education – Place, que significa Apoio – Tempo – Educação – Lugar, que são as bases fundamentais para o desenvolvimento dos bebês e a proteção do aleitamento materno. As atividades vão trabalhar temas como a Semana Mundial de Aleitamento Materno, Semana do Bebê, Dia da Infância e o Dia do Pai no Cuidado”, explica a articuladora do Comitê de Jundiaí, Gerusa Moura.

As atividades podem ser consultadas no site do evento, não é necessário realizar inscrição previamente. São ações como oficina de comidas para bebê, trabalho infantil, aleitamento na prática, cuidados com o bebê, desenvolvimento infantil, entre outros. Confira também a programação das ações em parceria com o Sesc: 

Vivência – SOS Amamentação, com Karina Cristina da Silva Machado

Data: 3, 6 e 7 de agosto, das 15h às 18h

Local: Espaço de brincar

Não é preciso retirar ingressos ou fazer inscrição.

A enfermeira obstetra, consultora em amamentação conversa com mães, pais e cuidadores a respeito do aleitamento materno. Amamentar exige técnica, mas também é um ato de amor, paciência e entrega. A mãe precisa de apoio e, principalmente, de encorajamento para passar pelos primeiros dias,  uma fase de muitos desafios. 

Bate-papo – Introdução alimentar: desafios e possibilidades, com Beatriz Creato

Data: 4 de agosto, das 15 às 17 horas

Local: Sala multiuso 1

Retirada de ingressos na Central de Atendimento do Sesc 30 minutos antes do evento. 

Bate-papo com a nutricionista, especialista em saúde da mulher e materno infantil sobre as fases de desenvolvimento do bebê até os dois anos de idade e da introdução alimentar, com orientações de como oferecer os alimentos, considerando suas texturas, formatos, consistências e ressaltando a importância de uma relação harmônica e responsiva durante o processo que envolve a criança. 

Roda de conversa – Chá, conversa e acolhimento para mães, com Arianne Scribonne

Data: 5 de agosto , 15h às 17h

Local: Sala multiuso 1

Retirada de ingressos na Loja Sesc, 30 minutos antes do evento.

Nesta roda, a psicóloga, bacharel em administração, com MBA em Desenvolvimento de Pessoas, vai tratar sobre os desafios emocionais da gestação e do pós-parto, abordando como o apoio e o suporte psicológico podem contribuir para aumentar o vínculo entre a mãe e o filho, reduzindo o desmame precoce.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/07/25/agosto-dourado-promove-acoes-para-conscientizacao-sobre-o-aleitamento-materno/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original