Crianças usam elementos da natureza e imaginação em oficina na Fábrica das Infâncias Japy

Publicada em 11/10/2022 às 17:51

Como parte do programa Cidade das Crianças e da programação preparada pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC) para a Semana do Dia das Crianças, teve início nesta terça-feira (11) na Fábrica das Infâncias Japy a oficina “A natureza que inspira”.

Com a mediação da oficineira Juliana Fernandes, a proposta da oficina é a de fazer com que as crianças se inspirem em elementos da natureza, como sementes, pedras, galhos e folhas, para a confecção de brinquedos e objetos, utilizando somente a imaginação e alguns poucos materiais, como colas e barbantes. Antes de colocarem as mãos na massa, as crianças participaram ainda de uma expedição pelo Parque Naturalizado localizado na Japy, onde puderam coletar somente materiais já no chão, estimulando assim a preocupação com a preservação do meio ambiente.

Antes da oficina, participantes fizeram uma expedição pelo Parque Naturalizado, à procura de materiais

“Esta oficina está alinhada com a proposta da Fábrica das Infâncias Japy, que é a de ser um lugar de experimentação artística e criativa sobre as brincadeiras e as infâncias. Ela integra ainda o brincar livre e o contato com a natureza, possíveis graças ao seu Parque Naturalizado, de onde as crianças puderam obter a matéria-prima necessária para a atividade”, comentou o gestor da UGC, Marcelo Peroni.

Localizado na Fábrica, o Parque Naturalizado é um espaço sem brinquedos estruturados, como balanças e escorregadores, mas montado a partir de elementos da natureza disponíveis, como troncos, galhos, folhas, terra, areia e pedras.

Um dos participantes foi Guilherme Belleza, de sete anos e morador do Jardim do Lago. “Montei um boneco com galhos e gravetos e um barco com madeira, cascalho e espinhos. Quero colocar o barco na água, vamos ver se boia”, comentou o assíduo frequentador da Japy, onde já participou de outras oficinas e das atrações aos finais de semana.

Guilherme fez um barco, com “madeira, cascalho e espinhos”

Já o Benjamin Andrade, de seis anos decidiu montar bonecos, a partir de sementes de árvores e pinhas. “Fiz bonecos para poder levar para casa e brincar com eles”. Benjamin é aluno da Escola Municipal José Romeiro Pereira (GEVA) e estava acompanhado da mãe durante a oficina, a empresária Daniela. “Decidi trazê-lo, pois achei a proposta interessante para estimular a imaginação, a liberdade e o contato com a natureza”.

Inscrições
A oficina “A natureza que inspira” ainda se encontra com vagas disponíveis para inscrições, para esta quinta (13), às 14h30; e na sexta-feira (14), às 9h30 e às 14h30. Os encontros têm duração de 90 minutos e são voltados para crianças a partir de seis anos de idade.

A Fábrica das Infâncias Japy fica na rua Lacerda Franco, 175 – Vila Arens. Mais informações pelo telefone 4521-0971.

A programação completa das atrações do Dia das Crianças pode ser consultada no site da Prefeitura.

Benjamin e Daniela já são frequentadores do espaço. No Parque Naturalizado, a tirolesa é a brincadeira favorita do pequeno

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/10/11/criancas-usam-elementos-da-natureza-e-imaginacao-em-oficina-na-fabrica-das-infancias-japy/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original