Programação do Dia das Crianças traz atrações culturais gratuitas ao longo da semana

Publicada em 09/10/2022 às 09:30

Por meio do programa municipal Cidade das Crianças, a Prefeitura preparou uma série de atrações culturais gratuitas para comemorar o Dia das Crianças, com contações de histórias, oficinas, brincadeiras e apresentação teatral. Além das comemorações nesta quarta-feira (12), também estão previstas outras atrações gratuitas ao longo da semana, também preparadas pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC). Confira os detalhes:

Fábrica das Infâncias Japy
Nesta quarta-feira (12), a Fábrica das Infâncias Japy também funciona das 9h às 13h, com entrada permitida até meia hora antes do seu fechamento.

Neste dia, das 9h às 12h, a criançada poderá se divertir com as brincadeiras e Jogos com o grupo Amorah, que traz como proposta o resgate de brincadeiras tradicionais, como pular corda e amarelinha, pega-pega e brincadeiras de roda, com foco na interação e aprendizado entre as crianças e seus cuidadores.

Brincadeiras com o grupo Amorah vão das 9h às 12h

A criançada poderá também se divertir com o novo mobiliário cênico da Fábrica, baseado nos conceitos da Rede Urban95 e dos temas “Rios Flutuantes”, em referência aos canais fluviais da cidade, e “Fios que tecem”, numa alusão à atividade fabril têxtil desenvolvida no espaço onde o equipamento cultural está instalado.

Outro espaço em que a criançada poderá se divertir é o Parque Naturalizado, espaço sem brinquedos estruturados, como balanças e escorregadores, mas montada com elementos como troncos, galhos, folhas, terra, areia e pedras, onde a criançada pode ter contato com a natureza e o brincar livre, pela iniciativa BrincAR LIVRE.

Já ao longo da semana, a Fábrica das infâncias Japy realiza também a oficina “A natureza que inspira”. Com duração de cerca de 90 minutos e mediação da oficineira Juliana Fernandes, a oficina é voltada para crianças a partir de seis anos e visa dar ferramentas na formação das crianças por meio da arte, utilizando a natureza como inspiração, expressão livre e, principalmente, como matéria-prima para transmitir sua beleza e incentivar sua preservação.

Os interessados devem realizar inscrição gratuita. Estão disponíveis cinco horários para realização ao longo da semana: na terça (11), no período da manhã, às 9h30, e da tarde, às 14h30; na quinta (13), somente no período da tarde, às 14h30; e na sexta-feira (14), de manhã, às 9h30, e à tarde, às 14h30.

A Fábrica das Infâncias Japy fica na rua Lacerda Franco, 175 – Vila Arens. Mais informações pelo telefone 4521-0971.

Dentro da Fábrica há ainda o Parque Naturalizado, onde a criançada e suas famílias podem se divertir em contato com a natureza

Biblioteca
Para esta quarta-feira (12), a Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot preparou para as 10h as “Brincadeiras musicadas”, em que Gabriel Pereira e Luiza Bitencourt trazem brincadeiras com cantigas populares e confecção de instrumentos de percussão para acompanhar a brincadeira. A atividade é gratuita e conta com 20 vagas, selecionadas por ordem de chegada.

Já às 11h, a Biblioteca recebe a apresentação do espetáculo “A Refeição”, com a Cia. Tramp de Palhaços. Com duração de 40 minutos e classificação livre, a apresentação conta a história de Filomeno, um vendedor de pipocas de porta de teatro, e que, por sua rotina de trabalho, faz suas refeições sempre de forma adaptada e desastrosa.

A Biblioteca fica na avenida Dr. Cavalcanti, 396 – Complexo Argos. Nesta quarta-feira (12), o equipamento cultural funciona das 9h às 13h. Mais informações pelo telefone 4527-2110.

“A Refeição”, com a Cia. Tramp de Palhaços, começa às 11h na Biblioteca

Mundo das Crianças e Parque da Cidade
Na quarta-feira (12), o Mundo das Crianças terá agendamento através do site. A agenda para garantir a visita nesse dia será aberta nesta segunda (10), a partir do meio-dia. Além das atrações de costume, a Casa da Árvore também estará com uma exposição interativa de brinquedos e brincadeiras, em cartaz até o final de outubro.

Já o Parque da Cidade funcionará até as 19h, por conta da programação especial do Circuito das Artes, que começa às 9h, com diversas atividades, como oficinas circenses e jogos, cantigas de roda, música, apresentações de dança e grupos, contação de histórias, workshops de pintura facial, entre tantas outras atrações.

Entre 10h e 17h, o Centro de Reabilitação Jundiaí fará ainda avaliação postural, rastreamento da dor crônica e oficinas de jogos. Brinquedos infláveis estarão na Praça Pôr do Sol, onde também haverá distribuição gratuita de pipoca e algodão doce.

Confira os detalhes da programação

Parque do Corrupira

Durante todo o dia 12, o Parque do Corrupira irá contar com atividades para as crianças. A partir das 8h a Companhia Rick e Kelly fará uma intervenção de palhaços. A atividade dura até 10h. Entre 15h e 17h o parque será palco da Parada Cosplay, atividade promovida pela Cia. Techniato. A programação não para por aí. Das 8h às 17h as crianças poderão realizar a tradicional pintura artística facial.

Mais programação
A programação especial do Dia das Crianças estende-se até o sábado (15), com uma apresentação gratuita, a partir das 16h, do espetáculo “Instagrimm”, da Cia. Jovem de Dança de Jundiaí, no Teatro Polytheama. Os ingressos gratuitos para o espetáculo ficarão disponíveis a partir das 10h30 desta sexta-feira (14), tanto na bilheteria do teatro quanto pela internet, através da plataforma Sympla. Cada interessado pode retirar até dois ingressos.

Mas antes, na sexta-feira (14), às 19h, a companhia abre o seu ensaio geral para o público interessado. Os ingressos gratuitos também podem ser retirados na bilheteria e pela plataforma Sympla, mas a partir das 18h do mesmo dia.

“Instagrimm” traz uma mistura entre contos dos irmãos Grimm no formato de linguagem das redes sociais

Com coreografias de Alex Soares, diretor do corpo artístico municipal ligado à UGC, “Instagrimm” traz uma mistura entre contos dos irmãos Grimm no formato de linguagem das redes sociais. De maneira lúdica e com bastante humor, o espetáculo também apresenta um panorama dos estilos de dança, com o intuito de despertar no espectador a vontade de dançar.

Por meio do diálogo entre a tecnologia e os contos clássicos – alguns mais conhecidos, como “Branca de Neve” e “Chapeuzinho Vermelho”, e outros um pouco menos, como “João de Ferro”, “Rumpelstichen”, “O pescador e sua esposa” e “O menino que não sabia o que era o medo” – o espetáculo propõe ao público revisitar a sua infância e imaginar como seria nosso relacionamento com os personagens se pudéssemos segui-los nas redes sociais.

O Teatro Polytheama fica na rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro. Mais informações pelo telefone 4586-2472.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/10/09/programacao-do-dia-das-criancas-traz-atracoes-culturais-gratuitas-ao-longo-da-semana/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original