Fórum de Aprendizagem retoma agenda com foco na inclusão

Publicada em 23/02/2023 às 16:38

A Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) realizou na manhã desta quinta-feira (23) o primeiro encontro do ano do Fórum de Aprendizagem Profissional do Adolescente e do Jovem de Jundiaí. Desde a sua retomada, no ano passado, este foi o quinto encontro do Fórum e foi realizado no auditório do Senac Jundiaí, com as participações de representantes da Prefeitura, de entidades qualificadoras e de empresas da região.

Vinculada na UGADS à Divisão de Inclusão produtiva e Qualificação Profissional, o Fórum visa ao enfrentamento do trabalho informal de jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade por meio da aprendizagem formal e contratação por empresas parceiras como instrumento social de transformação.

Primeiro encontro do Fórum do ano foi realizado no auditório do Senac

“A política socioassistencial depende da contribuição de todos os segmentos da sociedade, na busca por soluções efetivas. Por isso, compartilho a minha alegria em ver este auditório com tanta gente interessada em criar, conosco do Poder Público, os repertórios e oportunidades para que esses jovens possam passar por processo de aprendizagem em empresas”, comentou a gestora da UGADS, Maria Brant, na abertura.

Dando as boas-vindas em nome do Senac, o gerente da Unidade de Jundiaí, Mauro de Nardi Costa, ressaltou a presença na atividade de Juliano Borges, novo coordenador estadual da Juventude, órgão da Secretaria da Justiça e Cidadania de São Paulo.

O tema do encontro desta quinta (23) foi a busca de alternativas para o enfrentamento ao analfabetismo digital do público alvo do Fórum, visando à sua inclusão em processos seletivos por meio de plataformas digitais. Os participantes foram divididos em grupos para discussão dos temas e apresentação de soluções e propostas.

Participantes foram divididos em grupos para dialogar sobre a temática proposta para o dia

Durante o encontro, a equipe da UGADS apresentou os encaminhamentos internos da Prefeitura sobre temas discutidos nos quatro encontros do ano passado, como a contratação dos jovens pelas Unidades de Gestão e a inclusão da sensibilização ao empresariado em outras agendas do governo.

Também foi apresentado aos participantes o projeto de Inclusão Digital “Informática para o Futuro”, nova parceria formalizada na semana passada pela Prefeitura com a empresa Böllhoff, cujos representantes também estavam presentes.

Juliano Borges elogiou o trabalho desenvolvido. “Hoje foi mais uma oportunidade de ver a articulação do trabalho desenvolvido por Jundiaí, cidade que é referência para todo o Estado. É um momento rico para conhecer as pessoas e entender de que forma contribuir neste diálogo”.

Os próximos encontros do Fórum em 2023 estão marcados para os dias 25 de maio, 24 de agosto e 23 de novembro. Na reunião de maio, a proposta será que as entidades qualificadoras da região possam fazer uma apresentação sobre o trabalho que já vêm desenvolvido para a priorização de contratações do público-alvo do Fórum.

Interessados em mais informações sobre a participação na iniciativa podem ligar para a da Divisão de Inclusão Produtiva e Qualificação Profissional da UGADS, nos números 4589-6771/6772/6789.

A convite do Senac, Juliano participou do encontro e elogiou o protagonismo de Jundiaí

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/02/23/forum-de-aprendizagem-retoma-agenda-com-foco-na-inclusao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original