Raiva: VISAM identifica dois morcegos positivos
Publicada em 23/03/2023 às 18:00A Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) – órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) – identificou dois morcegos positivos para raiva em Jundiaí. Os casos, um no bairro Jundiaí Mirim e outro no Parque Centenário, são animais insetívoros. Os responsáveis pelas áreas foram orientados e os técnicos também fizeram a busca de sinais de colônias nas proximidades. A vacinação contra a raiva nos animais domésticos é essencial para manter a proteção.
“Todo o trabalho de orientação foi realizado no entorno dos endereços onde os animais foram localizados”, esclarece o coordenador da VISAM, veterinário Luis Gustavo Grijota Nascimento.
Os morcegos insetívoros são comuns no Município. Com esses dois animais, a cidade contabiliza quatro casos positivos de morcego para raiva. Em 2022, a cidade contabilizou, ao todo, três casos de raiva em morcegos.

Orientações
No caso de identificação de um morcego em situações não usuais, como no interior de residências, nos quintais, voando durante o dia, ou caídos no chão, a pessoa deve contatar imediatamente a VISAM, pelos telefones (11) 4589-6340 e (11) 4589-6350 para recolhimento do animal.
Caso seja possível, a orientação é isolar o cômodo em que o animal foi encontrado e/ou imobilizá-lo, colocando sobre ele um anteparo como um balde, pote de sorvete, um pano ou uma caixa. Ninguém deve manusear os morcegos sem proteção – mesmo os encontrados mortos.
A vacina antirrábica está disponível gratuitamente na VISAM, a partir de agendamento telefônico. A vacinação dos cães e gatos deve ser feita anualmente.
Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ
-
31/10/2025
Parceria entre Prefeitura de Jundiaí e Hospital A.C. Camargo avança para aprimorar a rede oncológica do município -
31/10/2025
Fundo Social entrega kits do projeto ‘Colo de Mãe’ para gestantes da UBS São Camilo -
30/10/2025
Jundiaí realiza primeiro procedimento de congelamento do câncer de mama em estudo clínico pioneiro -
28/10/2025
VISAM reforça importância das ações de vigilância ambiental e proteção à saúde pública